19 fevereiro 2012

A folia dos mijões

Somente neste domingo de Carnaval (19/02), a operação de combate à desordem realizada por agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública - Seop, com apoio da Guarda Municipal, deteve 106 pessoas, entre as quais estavam 24 mulheres, por urinarem nas ruas durante o desfile do bloco Cordão do Boitatá, no Centro do Rio de Janeiro. Todos os mijões foram encaminhados à 5ª Delegacia de Polícia.

Desde o dia 20 de janeiro, quando tiveram início os desfiles dos blocos pré-carnavalescos, a Seop já encaminhou para as delegacias de polícia 623 homens e 83 mulheres por urinarem nas ruas. A maioria dos detidos foi surpreendida no desfile do bloco carnavalesco Cordão da Bola Preta, que reuniu cerca de 2,2 milhões de pessoas. 

- O folião surpreendido fazendo xixi na rua não é preso, mas encaminhado à delegacia, para o registo de uma ocorrência de atentado ao pudor, porque mostrar partes íntimas do corpo em público é considerado ato obsceno. Depois  a pessoa é liberada, mas fica fichado na polícia - explicou uma funcionária da Guarda Municipal. 

Alex Costa, secretário de Ordem Pública, que disse estar acompanhando pessoalmente as operações de fiscalização dos blocos carnavalescos, destacou o ordenamento dos desfiles:

- A organização nos desfiles dos blocos de rua este ano comprova o sucesso do trabalho implementado pela Prefeitura para o Carnaval 2012. Percebemos o crescimento do Carnaval de rua na Cidade com grande número de famílias e turistas participando dos desfiles dos blocos com total tranquilidade e segurança. Isso também demonstra que o Rio está preparado para receber grandes eventos. Como ocorreu hoje no Parque do Flamengo, as pessoas podem usufruir das áreas de lazer que a Cidade nos oferece.




O aumento de pessoas nas ruas do Rio de Janeiro na época do Carnaval, nem seria preciso que o secretário municipal de ordem pública lembrasse, é comum, e tinha a previsão de crescer com o aumento do número de blocos, mas ao contrário do que ele afirma, a cidade não parece estar preparada para receber grandes contingentes humanos como ocorre no Carnaval, principalmente, repita-se, a partir do crescimento do número de blocos populares. Ninguém mija na rua por simples diversão, principalmente a mulher, que para isso e falando um português claro, precisa mostrar a bunda.

Afinal, o que é que está faltando: educação ou banheiros públicos?


Fonte: Extra



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin