06 março 2012

Cavalo é salvo pela amizade e coragem de uma mulher

É muito bom, em tempos de tanta violência e podridão humana, ler uma história como a de Nicole Graham e seu cavalo, Astro. Ela nos faz crer que a amizade e o amor ainda existem, e nos remete à fantasia de História Sem Fim, filme de Wolfgang Petersen, que fez todas as plateias do mundo se emocionarem com a morte Artax, o cavalo branco de Atreyu, engolido pelo Pântano da Tristeza.

Por pouco, muito pouco, quase nada, a vida esteve perto de imitar a arte!

No final do mês passado, o que começou como um simples passeio ao longo da praia de Avalon Beach, na Austrália, quase se transformou num desastre para Nicole Graham e sua filha Paris, de sete anos, quando seus cavalos atolaram na lama.

- Foi aterrorizante - disse ela.





Os animais afundavam rapidamente, mas Nicole e Paris, com o esforço movido pelo desespero, conseguiram libertar a égua menor, Emily, mas Astro, um cavalo de 18 anos de idade e pesando cerca de meia tonelada continuava a afundar. Ele só não foi tragado porque Nicole se recusou a abandoná-lo, mesmo com a lama nojenta e mal cheirosa acima da cintura. Ela passou todo o tempo conversando com Astro, enquanto mantinha sua cabeça fora da lama.

Atendendo a um pedido de Paris, que correu para o carro e ligou para 000, equipes da CFA e SES trabalharam incansavelmente para libertar o animal, enfrentando a sucção do poço de lama e o calor escaldante da ocasião. Eles tinham pressa, pois sabiam que só tinha até 17:00hs para libertar Astro, já que a partir daí a maré tomaria conta da praia e ele morreria afogado.


 
As equipes tentaram primeiro escavar a lama e usar mangueiras de incêndio para puxar Astro, o que não deu resultado. Depois, tentaram puxá-lo com a ajuda de um guincho, o que também foi em vão. Numa terceira e desesperada tentativa, uma veterinária do centro de Equinos da Universidade de Melbourne foi chamada ao local. Ela sedou Astro, que finalmente foi puxado para fora da lama por um trator pertencente a um fazendeiro local. A maré já começava a subir.

Nicole, que tem mais de 10 cavalos, disse que ficou orgulhosa por assistir a "comovente" luta de Astro para sobreviver.

- Eu tenho montado aqui há 20 anos e nunca tive um drama, eu nunca vi qualquer sinal e eu não sabia que era tão pantanoso - disse ela.



Bem ao contrário do drama vivido por Artax e o herói Atreyu em História Sem Fim, a saga de Nicole e Astro chegou a um final feliz. Segundo a veterinária que participou do resgate, Astro não teria resistido sem a ajuda de Nicole.





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin