17 março 2012

Hotel é construído dentro de uma caverna

Matera é o nome de uma comuna italiana da região da Basilicata, província de Matera, com cerca de 57.075 2001 habitantes. Estende-se por uma área de 387,40 km², tendo uma densidade populacional de 147,1 hab/km². Faz fronteira com Altamura (BA), Ginosa (TA), Gravina in Puglia (BA), Grottole, Laterza (TA), Miglionico, Montescaglioso, Santeramo in Colle (BA).

Por causa de sua paisagem, o lugar  sempre esteve na agenda de grandes cineastas, sendo escolhido para a gravação de diversos filmes, entre os quais podemos destacar "A paixão de Cristo", dirigido pelo ator e diretor Mel Gibson.

E foi exatamente em Matera que o Le Grotte Della Civita foi construído.



O hotel italiano surpreende os visitantes e os transporta para os tempos remotos da pré-história, já que ele está encravado em antigas cavernas da região, cuja estrutura rochosa foi preservada. São dezoito quartos espalhados pelo complexo de cavernas, originadas no período paleolítico e, por isso mesmo, consideradas patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO. Cada unidade contém uma cama de ferro e mobiliário simples, fabricado por artesãos locais, e luz de velas vinda das fendas naturais das pedras, formando uma decoração charmosa e encantadora, em espaços com cerca de cem metros quadrados.



As cavernas foram preservadas pelos proprietários com o intuito de criar um exclusivo hotel boutique, que utiliza materiais reciclados, conferindo um clima onírico e romântico aos ambientes. As rochas internas foram deixadas com os traços originais, destacando conchas fossilizadas, pisos de paralelepípedos e fendas de milhares de anos.



Visando garantir maior conforto aos hóspedes, as cavernas foram modernizadas com ligações para água e eletricidade, mas o destaque fica por conta da preservação dos ambientes em sua forma natural, o que garante uma experiência realmente autêntica. As acomodações estão em três níveis que são conectados por escadarias e terraços, e cada quarto tem acesso a uma área externa, com vista para jardins, um rio, um parque e igrejas características. A área de café fica em uma igreja antiga feita de pedras.


Se tudo não bastasse, todos os quartos são dotados de um moderno sistema de ar-condicionado, lareiras e acesso à Internet. Não há televisão ou frigobar, já que a ideia é ficar o mais próximo do natural possível. O projeto foi realizado com o mínimo de intervenção na paisagem, criando um hotel único que prova que o turismo não precisa destruir o meio ambiente ou a história de uma região.

E então? Já fez sua reserva?





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin