04 abril 2012

Versão do Instagram para Android desagrada "applemaníacos"

O Instagram, aplicativo gratuito criado para utilização em dispositivos móveis Aplle iOS como iPhone e iPod Touch, além de permitir a aplicação de diversos efeitos em qualquer foto, propicia um ambiente de compartilhamento automático com o Facebook, Twitter, Tumblr e Foursquare.

O softtware, que funciona como uma rede social de imagens e permite seguir amigos, como no Twitter, foi desenvolvido por Kevin Systrom e Mike Krieger, que pouca gente sabe, é brasileiro, nascido em São Paulo.

Ontem, terça-feira (03/04), a equipe que cuida do Instagram anunciou que o programa, até aqui acessível apenas para quem tem um Aplle, agora estará disponível também para os usuários do Android, sistema operacional do Google.

- Trabalhamos incansavelmente para fazer desse aplicativo para Android algo de primeira classe - disse o comunicado divulgado pela empresa.

Os usuários do Instagram no Android terão quase todas as funções dos que possuem um iOS, à exceção de ferramentas como o "blur", que deixa algumas partes da foto fora de foco. Além disso, o modo de seleção das fotos que vão receber os filtros também é diferente, já que houve uma mudança na escolha das imagens da galeria de fotos e uma feita na hora.

Além da parceria com o Google, o Instagram chegou a um acordo com um de seus maiores concorrentes, o Hipstamatic, o que permitirá ao usuário fazer uma foto com o Hipstamatic e exportá-la para a rede do Instagram com um único clique.

No Brasil, segundo pesquisa divulgada pela consultoria IDC, os aparelhos com Android representaram 50% das vendas realizadas em 2011, enquanto um estudo da Nielsen mostra que três em cada cinco novos smartphones vendidos no Brasil no quarto trimestre de 2011 funcionam com o sistema do Google.

Até aí, tudo bem! O problema é o verdadeiro duelo que se instalou nas redes sociais entre os usuários das plataformas Aplle e Android.

No Facebook e no Tumblr, por exemplo, algumas imagens mostram o descontentamento dos "applemaníacos" com a novidade. Um dos endereços de maior sucesso foi "Android no Instagr.am" (androidnoinstagram.tumblr.com). O site reúne imagens de gosto duvidoso, prevendo quais fotos passarão a ser compartilhadas a partir de agora.

Mas a coisa não parou aí. No Twitter, o confronto ficou mais evidenciado através das hashtags #iPhone, #instagram e #android, utilizadas para comentários como o do usuário Henrique Mandotti (@mandotti):

- Só pode ta (sic) de brincadeira que saiu instagran pra android???? Vamo (sic) voltar pro orkut Brazel (sic).

As respostas não tardaram, e chegaram sob as mais diversas formas, como a do "Wolverine" (@Pedro_LC):

- Estou pensando em instalar o android no meu iPhone apenas para poder deixar macfags (apelido para usuários dos produtos da Apple) loucos.

Apesar dos comentários preconceituosos e a inevitável troca de farpas, não se pode negar o sucesso da novidade. De acordo com Kevin Systrom, presidente do Instagram, a rede social chegou a contabilizar cerca de 2 mil cadastros por minuto originários do sistema Android.

E você, vai entrar na dança dos "revoltados" ou acha legal que mais usuários tenham acesso ao aplicativo?




Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin