06 maio 2012

Fotos de Carolina Dieckmann nua viram caso de polícia

Desde sexta-feira (04/05) a Internet vem mostrando fotos íntimas da atriz Carolina Dieckmann. Em algumas delas ela aparece inteiramente nua. É o tipo de coisa que mexe com a opinião pública e a mídia em geral, onde se incluem principalmente os blogs que lidam com as notícias e variedades do cotidiano. Mas como nem tudo o que reluz é ouro, e como já mostrei em "Blogueiro censurado", certas postagens podem render muitos aborrecimentos e sérias consequências, nomeadamente, e este parece ser o caso, quando a publicação das imagens não foi autorizada e invade a privacidade de uma pessoa pública como Dieckmann que, ironicamente, sempre se recusou a posar nua.

Por isso mesmo, o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro foi contratado por Carolina para impedir a continuidade da divulgação de suas fotos íntimas na Internet. Almeida Castro informou que já nesta segunda-feira (07/05) ajuizará uma ação inibitória contra sites que publicaram imagens da artista.

- Vamos exigir dos sites sensacionalistas que publicaram as fotos a retirada imediata das mesmas, com uma multa diária estipulada numa liminar - disse o advogado.

- Essa pessoa deixou rastros, mandou e-mails para o empresário de Carolina tentando chantageá-la antes de divulgar as imagens. Assim que tiver a identificação oficial do autor do roubo apresentarei uma ação civil e uma criminal. O caso tem um agravante, o responsável pelo delito expôs uma criança. O filho dela, de 4 anos, aparece numa das fotos - afirmou o criminalista, que também atua na defesa do senador Demóstenes Torres (sem partido) e do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), no caso das escutas telefônicas do bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Ainda segundo o advogado, e esta informação foi prestada pelo O Globo (05/05), há aproximadamente um mês, quando começou a ser chantageada (o responsável pelo roubo das fotos exigia R$ 10 mil), Carolina teria procurado as autoridades.

- Ela buscou a ajuda da polícia, só não divulgou o caso. Carolina não cedeu à chantagem - explicou o advogado, que na mesma oportunidade disse já ter solicitado a abertura de inquérito para apuração dos fatos ao delegado Gilson Perdigão, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática - DRCI, informações que não parecem corretas, já que a Polícia Civil alega que ainda não foi comunicada do crime formalmente.

Ao que tudo indica, a atriz só deu conta do que estava acontecendo em sua conta no Twitter (no dia 23 de abril), ocasião em que manifestou a desconfiança de que alguém estivesse acessando seu computador pela Internet. Ela escreveu: "Tô (sic) sendo constantemente hackeada, sempre segunda-feira de manhã... Que estanho, viu? Tô de olho!!!".


De acordo com as primeiras informações, as 36 fotos divulgadas na Internet estavam no notebook da atriz, que é mãe de dois filhos, Davi, 12 anos, e José, 4, e podem ter sido obtidas pela ação de algum hacker, mas a hipótese mais provável é a de que as fotos tenham sido obtidas quando o computador foi mandado para a manutenção.

Este é mais um exemplo dos riscos aos quais a era da informática nos submete cotidianamente. Daí a necessidade de cuidados redobrados com os dados guardados em nossos computadores. E um conselho simples: além de não clicar em links suspeitos e permitir a invasão de um possível hacker, copie dados sigilosos e imagens em outro disco (que pode ser um simples pen drive) quando mandar a sua máquina para a manutenção, isso, é claro, se o problema não for exatamente no HD. Afinal, cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém!


Fonte: G1



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin