05 maio 2012

Guepardos atacam mulher e marido tira fotos


Enquanto a britânica Violet D'Mello era atacada por guepardos em um parque, na África do Sul, o marido dela, Archibald D'Mello, tirava fotografias.

Segundo os jornais ingleses "The Sun" e "Daily Mail", no último dia 28 de abril, a turista britânica Violet D’Mello foi atacada por dois guepardos considerados "mansos" em um parque safári de Port Elizabeth, na África do Sul. Os animais derrubaram a mulher no chão e morderam suas pernas e cabeça. Ela tinha viajado com o marido para comemorar seu 60º aniversário. Violet foi imediatamente levada ao hospital depois do ocorrido.

- Foi assustador e muito rápido. Num minuto eu estava com os guepardos, em seguida eles estavam mordendo minha cabeça. Eu fui jogada no chão e tive que me fingir de morta enquanto minhas pernas e estômago eram atacados.

Um guia do parque conseguiu afastar um dos felinos de Violet, mas o outro foi para cima dela de novo. Somente quando um grupo de visitantes puxou os animais para longe é que a mulher conseguiu se livrar. O mais engraçado é que o marido dela, Archibald D'Mello, que a tudo assistiu, aparentemente não socorreu a mulher, preocupando apenas em tirar fotos do ataque.

Violet posa para uma foto antes do ataque (foto: Archibald D'Mello - AP)

O ataque (foto: Archibald D'Mello - AP)
 
Violet ferida (foto: Archibald D'Mello - AP)

Após o ocorrido, o gerente do parque, Mike Cantor, levou Violet para o hospital, onde ela recebeu pontos na cabeça e tratamento para os danos causados em seus olhos e pernas. Camryn Malan, uma menina de 8 anos, também foi mordida, precisando levar pontos na perna. Ele explicou que cria os dois guepardos desde que eles nasceram, há 4 anos:

- Eu cresci com esses guepardos, e eles não são animais agressivos. É como se eles quisessem brincar com aquela mulher. O que aconteceu foi que uma menina ficou um pouco tensa e fugiu, então o guepardo tentou pegá-la. O problema é que guepardos, assim como cachorros, não têm garras retráteis, por isso machucaram tanto. A outra moça Violet foi ajudar, e os animais provavelmente pensaram que era uma brincadeira - disse Cantor.

O especialista em grandes felinos Graham Kerley, do Centro para Conservação da Ecologia Africana, explicou que guepardos podem ser mais agressivos com crianças do que com adultos, e alertou os pais para não deixarem os filhos muito perto dos animais.

Saiba um pouco mais sobre os guepardos.

De acordo com o portal Wikipédia, "o guepardo (português brasileiro) ou chita (português europeu), também conhecido como lobo-tigre, leopardo-caçador ou onça-africana, (Acinonyx jubatus), é um animal da família dos felídeos (Felidae), ainda que de comportamento atípico, se comparado com outros da mesma família. É a única espécie vivente do gênero Acinonyx. Tendo como habitat a savana, vive na África, Península Arábica e no sudoeste da Ásia. Fisicamente, é significativamente parecido com o leopardo. As almofadas das patas da chita têm ranhuras para tracionar melhor em alta velocidade, e sua longa cauda serve para lhe dar estabilidade nas curvas em alta velocidade. Cada chita pode ser identificada pelo padrão exclusivo de anéis existentes em sua cauda, tem uma cabeça pequena e aerodinâmica e uma coluna incrivelmente flexível, são habilidades que ajudam bastante na hora da perseguição. É um animal predador, preferindo uma estratégia simples: caçar as suas presas através de perseguições a alta velocidade, em vez de tácticas como a caça por emboscada ou em grupo, mas por vezes, pode caçar em dupla.

Consegue atingir velocidades de 115 a 120 km/h, por curtos períodos de cada vez (ao fim de 400 metros de corrida), sendo o mais rápido de todos os animais terrestres, porém em uma certa ocasião, avistou-se um guepardo que correu atrás de sua presa por 640 metros em 20 segundos, (medidos com um cronômetro), e 73 metros em aproximadamente 2 segundos - 115,2 e 131,4 Km/h respectivamente.

O corpo da chita é esbelto, musculado e esguio, ainda que de aparência delgada e constituição aparentemente frágil. Tem uma caixa torácica de grande capacidade, um abdômen retraído e uma coluna extremamente flexível. Tem uma cabeça pequena, um focinho curto, olhos posicionados na parte superior da face, narinas largas e orelhas pequenas e arredondadas. O seu pelo é amarelado, salpicado de pontos negros arredondados, e na face existem duas linhas negras, de cada lado do focinho, que descem dos olhos até à boca, formando de fato um trajeto de lágrimas. Um animal adulto pode pesar entre 28 e 65 kg. O comprimento total do corpo varia de 112 a 150 cm. O comprimento da cauda, usada para equilibrar o corpo do animal durante a corrida, pode variar entre 62 e 85 cm".

Ainda bem que a tragédia não foi maior. Mas o Archibald, hein!


Fonte: G1



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin