11 maio 2012

O planeta Terra em uma imagem que você nunca viu

Um satélite russo conseguiu registrar a maior foto já feita da Terra, com 121 megapixels. Cada pixel da imagem corresponde a 1 km de distância.

Segundo informação hoje (11/05) divulgada pela agência espacial russa Roscosmos, para monitorar as mudanças climáticas, o satélite faz uma foto do mesmo tipo a cada meia hora. As imagens são feitas a partir da combinação de ondas visíveis e próximas ao infravermelho, para que a vegetação apareça em vermelho em vez de verde, como é mais comum.

A Nasa e outras agências espaciais também divulgam imagens semelhantes, o que é feito usando uma composição de várias imagens.

No dia 25 de janeiro deste ano, por exemplo, a Nasa divulgou uma foto (tirada no dia 4 daquele mês) que, segundo ela, tinha "a mais incrível imagem em alta definição da Terra" que até então se conseguiu captar em uma fotografia.

Aliás, fotografar a Terra é uma tradição que a Nasa vem mantendo desde o lançamento da nave Apollo 17, que tirou uma das mais famosas fotografias já feitas do espaço, e que foi capa de revistas por todo o mundo, a chamada "Blue Marble" (que tanto pode significar "Bola de Gude Azul" quanto "Mármore Azul", em inglês).

Logo abaixo você pode ver as duas imagens. A primeira delas, tirada pelo satélite russo, você nunca viu. Analise ambas e diga quem mandou melhor: se os russos ou os americanos.

Imagem da Terra com 121 megapixels, a maior já feita em um só clique (Foto: Roscosmos)

Segundo a Nasa, a "Blue Marble 2012" é a "mais incrível imagem em alta definição já feita da Terra" (Foto: NASA/NOAA/GSFC/Suomi NPP/VIIRS/Norman Kuring)






Fontes: G1 e G1







Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin