Milhares de mulheres protestaram e defenderam suas causas nos primeiros cinco dias da Cúpula dos Povos, mas uma delas acabou chamando a atenção.
Brígida de Souza, que também atende pelo apelido de Riquezinha, 22 anos, cearense, uma estudante de história da Universidade Federal de Alagoas, acabou se tornando, dizem que sem querer, a musa do evento. Não acredito muito nessa história de "sem querer" porque quando ela e a outra mulher que aparece na foto aí ao lado tiraram as blusas, o corpo de ambas já estava pintado, o que leva à conclusão de que o topless não foi tão "ocasional" como se pensou a princípio.
A moça, homossexual assumida, foi clicada com os seios à mostra durante a Marcha das Mulheres, manifestação que fechou as ruas do Centro da cidade do Rio de Janeiro - RJ na última segunda-feira.
Riquezinha faz parte do grupo Tambores de Safo, criado em homenagem à poetisa grega, e divide seu tempo entre os livros de faculdade e a luta feminista em defesa dos direitos das lésbicas e mulheres negras.
- Tocamos tambores em eventos com cunho político. Temos um espetáculo onde tiramos a blusa ao som da música "Carne", da Elza Soares. Isso é natural para mim, porque faz parte do personagem. É sensual porque a mulher é assim, mas não é erótico, nem vulgar. Minha autoestima se alimenta não porque eu tenho um corpo bonito, ela se alimenta do orgulho de ser mulher - filosofa a garota.
Brígida, curtindo a fama |
Na última terça-feira (19/06), surpresa com a repercussão do topless, a estudante preferiu andar pelo Aterro do Flamengo com os cabelos presos por uma boina e usando óculos escuros. Brincando, ela disse que algumas pessoas a procuraram para conversar, mas não chegou a levar nenhuma cantada nem deu autógrafos.
- De qualquer forma achei positivo o resultado porque chamou atenção para a causa feminista. Na verdade, não programamos tirar a blusa. Estava fazendo muito calor e um homem que estava do nosso lado tirou a camiseta. Me perguntei: por que ele pode e eu não posso? Por que sou mulher? - questiona ela.
Pronto! Nasceu outra musa, que segundo o Ancelmo Gois, pode ir parar na Playboy. E olha que ela só mostrou os peitos!
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |