01 julho 2012

Fúria atropela a Itália e é campeã da Eurocopa pela terceira vez


Foi mais uma aula de aplicação tática e técnica. Mais uma aula de futebol. Nada daqule negócio de agarra daqui, pancada dali, reclamações contra a arbitragem, agressões aos adversários. Como há quatro atrás, a Espanha levantou novamente a taça de campeã da Eurocopa, goleando a Itália por 4 a 0, no Estádio Olímico de Kiev, na Ucrânia, sagrando-se tricampeã da competição (1964, 2008 e 2012). Foi o terceiro título consecutivo de peso da Fúria, que, além dos dois torneios continentais, levantou a taça da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Os gols do título foram marcados por David Silva, Jordi Alba, Fernando Torres e Juan Mata, todos atletas que não fazem parte da base da equipe formada por Real Madrid e Barcelona - o lateral-esquerdo, no entanto, foi contratado nos últimos dias pelo time culé. Torres, por sua vez, entrou para a história como o primeiro jogador a marcar em duas finais da Euro, já que foi dele o gol da vitória por 1 a 0 sobre a Alemanha, em 2008.


E o título foi à la Barcelona. A Espanha aproveitou para mostrar ao mundo que o futebol de posse e toque de bola, criticado em alguns momentos pela imprensa e por alguns torcedores, dá resultados. Foi justamente desta maneira que a Fúria superou a Itália. Na genialidade de Xavi e Iniesta, responsáveis pelos passes nos gols marcados pela equipe de Del Bosque, que tornou-se a primeira na história a vencer a Eurocopa duas vezes consecutivas. Apesar da derrota, a Azzurra ganhou um prêmio de consolação: a vaga na Copa das Confederações de 2013, que será disputada no Brasil.



Se alguém ainda tinha dúvidas sobre a cor da camisa que hoje detém a hegemonia do futebol europeu e mundial, não tem mais: ela é vermelha e amarela, e pertence à seleção da Espanha, ou Fúria, como preferem alguns. Para maiores detalhes, inclusive vídeos, clique aqui.





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin