Li um dia destes que "a arte sempre foi uma dos grandes instrumentos da propaganda e publicidade. Desde o pôster "Belle Époque" anunciando um show em um cabaré local, passando pelo novo jingle do banco transmitido pelo rádio até a produção cinematográfica recheada de efeitos especiais para a nova propaganda de refrigerantes na TV. Como ferramenta a arte às vezes se confunde com a propaganda, mas raramente ela é o diferencial em foco ou a verdadeira motivação por trás de uma campanha.
Curiosamente, com o passar do tempo ficou claro para todos que a arte e a propaganda sempre andavam de mãos dadas de maneira direta e objetiva: a arte tornava a propaganda agradável (e portanto mais funcional) e a propaganda impulsiona a popularidade daquela peça, forma ou estilo de arte. Obviamente as forças de mercado afetaram essa simbiose provocando uma espécie de ciclo envolvendo o uso de uma arte (ou artista) mais popular para impulsionar a popularização do produto ou serviço vendido, tornando o artista ainda mais famoso e o produto idem".
O post é muito inteligente e retrata uma realidade. Querem um exemplo disso?
Um suposto anúncio publicitário mostra camisetas que cujas estampas conseguem transformam o "cofrinho" do homem em um decote feminino, o que se torna possível a partir da ilusão de ótica criada com uma foto de mulher colocada nas costas das camisetas.
A montagem está fazendo enorme sucesso na internet, com inúmeras reproduções em várias redes sociais. Estranhamente, o fotógrafo citado como autor não faz menção à imagem em seu site. Além disso, o portal mencionado na camiseta não está funcionando, o que deixa dúvidas sobre a origem da foto. Mas quem quer que seja o autor, está de parabéns, já que a ideia, além de criativa, cria um visual bem divertido.
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |