11 janeiro 2013

Orcas aprisionadas no gelo conseguem escapar

(Foto: Maggie Okituk/Reuters)

A história real da luta pela sobrevivência de uma família de baleias cinzentas presa no gelo em Barrow, no Alasca, em 1988, foi parar no cinema. "O Grande Milagre" (Big Miracle, em inglês), lançado no Brasil em 1989, conta a saga do repórter Adam Carlson (John Krasinski) e uma voluntária do Greenpeace, Rachel Kramer (Drew Barrymore), que conseguiram unir potências mundiais rivais e nativos na verdadeira batalha que se travou para salvar os mamíferos. O filme é baseado no livro "Freeing the Whales", de Tom Rose, publicado em 1989.

Tudo começa quando Carlson, acidentalmente, percebe o aprisionamento das três baleias em um buraco no gelo. Desesperado, ele busca a ajuda de Rachel, sua ex-namorada, e gravam uma reportagem. Depois de muito esforço, eles conseguem chamar atenção da comunidade internacional, que deixando suas diferenças de lado, decide ajudar a salvar as baleias. É uma bela história, capaz de mostrar que as Nações, quando querem, são capazes de abandonar tendências e posições políticas na luta por um objetivo comum

A realidade que virou ficção se repete. Um grupo de 12 orcas apareceu na Baía de Hudson, perto da comunidade de Inukjuak, em Quebec, no Canadá, revezando-se para respirar através de um pequeno buraco no gelo, tal qual aconteceu com as baleias cinzentas de Barrow, no Alasca. As autoridades locais pediram ao governo canadense o envio de um navio quebra-gelo para tentar salvar os animais, o que felizmente não foi necessário, já que ontem, quinta-feira (10/01), o vento forte ajudou a quebrar a capa de gelo, abrindo o caminho que as baleias precisavam para chegar a mar aberto e recuperar a liberdade. O "Grande Milagre", desta vez, foi operado pela própria Mãe-Natureza.

Assista ao trailler de "O Grande milagre" e ao vídeo que mostra o revezamento das baleias na tentativa de respirar através do pequeno buraco aberto no gelo. Deixe o seu comentário.














Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin