A dança do tango teve origem na área do Rio da Prata, mais precisamente nas cidades de Buenos Aires e Montevidéu, capitais respectivas de Argentina e Uruguai, mas o lugar onde efetivamente nasceu a música não é muito claro.
Segundo estudos, infelizmente não apoiados pela documentação que seria de se esperar, o tango descenderia da habanera, um estilo musical criado em Havana - Cuba, que se desenvolveu nos prostíbulos de Buenos Aires e Montevidéu, nas duas últimas décadas do século XIX, ao som de violinos, flautas e violões.
No início, a dança seria executada por dois homens, o que explica os rostos virados, sem que os dançarinos fitassem um ao outro. Com o sucesso alcançado em Paris, isto lá pelos idos de 1910, o ritmo acabou sendo aceito pela aristocracia platina.
Sobre o Autor:
Há quem diga, com faz o escritor argentino Jorge Luis Borges, que por suas características, o tango só poderia ter nascido em Montevidéu ou Buenos Aires, e dá como razão de sua tese o fato do bandoneón, que atualmente caracteriza o tango, ter chegado à região do Rio da Prata por volta do ano de 1900, nas maletas de imigrantes alemães.
A propósito, encerrou-se ontem (28/08) o Campeonato Mundial de Tango realizado em Buenos Aires, na Argentina. A competição foi disputada em duas categorias: tango de salão e tango fantasia.
As imagens, principalmente das dançarinas, são bem interessantes, você não acha?
Ana Zoraida Gomez Diaz e Jorge Andres Padilla Mayo se apresentam no Mundial de tango (Foto: Daniel Garcia/AFP) |
Nathalia Pena Munoz e Gonzalo Angeles de Soto durante sua apresentação no sábado (Foto: Alejandro Pagni/AFP) |
Casal argentino Barbara Ferreyra e Nahuel Tortosa durante semifinais do Mundial de tango (Foto: Alejandro Pagni/AFP) |
Casal chileno Andrea Zuniga Garces e Ruben Cadin Farias durante as semifinais do campeonato (Foto: Alejandro Pagni/AFP) |
Casal argentino Hebe Lucia Hernandez e Fernando Ariel Carrasco se exibe para os jurados (Foto: Alejandro Pagni/AFP) |
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |