16 outubro 2012

Setenil de Las Bodegas: um povoado debaixo das rochas

A pedra tinha uma aparência tão sólida que os primeiros habitantes de Setenil de Las Bodegas, uma cidadezinha espanhola situada na região da Andaluzia, resolveram se instalar embaixo e no entorno dela, como se ainda vivessem no tempo das cavernas. Plantada a 140 km de Cádiz, ao longo de um profundo desfiladeiro e na rota das aldeias brancas, a pequena vila espanhola é um dos locais mais incríveis que se poderia imaginar.

A intenção dos moradores da vila não foi, obviamente, preservar costumes seculares, mas simplesmente aproveitar uma característica criada pela Natureza: um imenso penhasco rochoso.

O povoado, que tem cerca de 3 mil habitantes, adaptou-se à coluna de pedras, fruto da erosão do rio local, e muito se orgulha disso, já que a muralha impediu o avanço dos mouros por mais de 700 anos e é um dos principais atrativos da pequena vila.

Algumas residências e até casas comerciais mais antigas, foram criadas seguindo o desenho do penhasco, e as mais novas foram se alojando contra a encosta na parte mais alta da cidade.

O relevo escarpado é tão importante no verão como a fabricação dos refrescantes vinhos da região, e isso porque as rochas fazem as vezes de fachadas, vias e tetos, e não se prestam apenas para defender os forasteiros, já que ajudam a amenizar o intenso calor nos imóveis brancos, traço característico da arquitetura de Andaluzia.

Aprecie as imagens e deixe o seu comentário.










Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin