11 novembro 2012

A tempestade Sandy na visão dos radicais religiosos

(foto: reprodução da internet)

As manifestações religiosas são livres e devem ser respeitadas. Acho que toda pessoa tem o direito de discordar deste ou daquele ponto de vista, nunca agredir quem o defende, como geralmente acontece. Repito: todos têm o mesmo direito quando o assunto é religião, mas algumas opiniões impressionam. Veja, por exemplo, o que andam dizendo radicais religiosos sobre a tempestade que atingiu a costa do Atlântico Norte americana.

Os extremistas cristãos, judeus e católicos afirmam, a uma só voz, que o fenômeno foi uma punição divina para os pecados praticados pelos EUA. Eles só divergem quanto ao pecado que teria pesado mais na hora da destruição.

Um blogueiro cristão americano, John McTernan, afirmou que o casamento homossexual teria sido a causa da tragédia, usando como sustento de sua tese o fato de a tempestade acontecer há apenas seis dias depois do tribunal de recursos do Estado de Nova York indeferir um questionamento à legislação que cuida do casamento homossexual. O rabino Noson Leiter, líder do grupo Judeus da Torá pela Democracia, concordou com McTernan, acrescentando que Deus havia atingido a extremidade sul de Manhattan porque é lá que está localizado “um dos centros nacionais da homossexualidade”. Ainda segundo ele, a enchente bíblica dos tempos de Noé também foi causada pelo casamento entre pessoas do mesmo sexo, o que mostra, ao menos na minha opinião, que a questão gay não é, como pensam alguns, uma consequência dos tempos modernos.

Entre os muçulmanos radicais no Oriente Médio, a ira divina foi interpretada de forma diferente. Um blogueiro saudita escreveu que o sermão da última sexta-feira em sua mesquita concluiu que a intenção da fúria divina foi simplesmente castigar “a capital dos infiéis”. Outros sermões pelo país chegaram a sugerir que o fracasso americano em se converter coletivamente ao Islã foi a causa provável da visita de Sandy. Mas teve gente com explicações mais específicas. Wagdi Ghoneim, um tele-salafita egípcio que vive em constante mau humor em relação ao Ocidente, enviou mensagem aos seus seguidores no Twitter afirmando que a tempestade foi um acerto de contas pela divulgação no YouTube de um vídeo que insulta o profeta Maomé.

Mas não pense que a coisa ficou por aí. De acordo com uma página do Facebook árabe autodenominada Rede de Notícias das Forças Armadas Sírias, a tempestade Sandy não é criação de Deus, mas o resultado de um “equipamento extremamente avançado utilizado pelo heroico regime de resistência do Irã” com a ajuda de especialistas sírios: uma punição para “aqueles que atacaram a Síria de Assad”, ou seja, uma tempestade sob encomenda, o que só cabe na mente de um louco. E você, o que acha disso tudo?





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin