02 maio 2013

Jovem morre após competição para ver quem bebia mais tereré

Luana Priscyla (foto: reprodução)

Luana Priscyla Fernandes Soares, uma jovem de apenas 21 anos, morreu depois de participar de uma competição, em Campo Grande - MS, no último domingo (28/04), que distribui prêmios aos grupos que conseguem tomar a maior quantidade de tereré, bebida feita com água gelada, erva-mate e complementos com hortelã e limão.

O tereré é bebida típica do Mato Grosso do Sul e passou a ser considerada patrimônio imaterial e cultural do estado a partir de abril de 2011, quando um decreto publicado no Diário Oficial do Estado determinou que a bebida fosse registrada no Livro de Registro dos Sabores. O processo de registro destaca que o tereré, considerado um símbolo de amizade, é uma tradição que vem sendo passada de geração em geração e que a "roda de tereré" elimina diferenças sociais.

De acordo com o marido da jovem, Welton Godoy Miranda, 29 anos, ela foi internada na Santa Casa de Misericórdia no dia do evento e morreu dois dias depois, na tarde de terça-feira (30/04), vítima de um Acidente Vascular Cerebral - AVC, informação que lhe foi passada pela assessoria de imprensa do hospital.

Welton explicou que a competição começou por volta das 16h, e que Luana começou a passar mal cerca de uma hora e meia depois, ocasião em que foi ao banheiro e vomitou, além de reclamar de fortes dores de cabeça e tontura. Atendida pelo Serviço Atendimento Móvel de Urgência - Samu, ela ficou em observação na ambulância, acompanhada pelo marido. Como os sintomas iniciais voltaram, Luana foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Coronel Antonino, sendo transferida, quatro horas depois, para para a Santa Casa, que registrou sua morte às 16h10 da última terça-feira (30/04). Luana foi enterrada no dia seguinte, quarta-feira (01/05).

A Maior Roda de Tereré do Mundo” é promovida pela emissora de rádio Blink 102 desde 2012, e tem por objetivo promover o encontro de várias rodas em torno da bebida tradicional de Mato Grosso do Sul. Além da competição, que premia o grupo que consegue beber a maior quantidade de tereré durante o evento, o evento ainda conta com vários shows musicais.

De acordo com o regulamento da competição, disponibilizado no site da rádio, cada equipe ou roda deve levar suas próprias garrafas térmicas, o guampa, copo usado para tomar o tereré, e a bomba, própria para sugar a bebida. Cada grupo recebe água gelada a gosto para encher a garrafa, e seus componentes, segundo o regulamento, "podem e devem ir ao banheiro quantas vezes desejarem e necessitarem.”

Muitos são os detalhes acerca da morte da jovem Luana e da bebida mais tradicional de Mato Grosso do Sul, o tereré. Só não ficou claro é se o óbito ocorreu em função da ingestão da bebida (em quantidade excessiva, talvez) ou se o Acidente Vascular Cerebral - AVC que a vitimou foi natural.

Você já ouviu falar do tereré? Conhece alguma história parecida com a de Luana? Deixe o seu comentário.


G1


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin