04 agosto 2013

Macaco-prego é tirado de família depois de 37 anos

Dona Elizete e Chico (foto: reprodução)

Na manhã de ontem (03/08), e depois de uma denúncia anônima, um macaquinho-prego foi apreendido pela Polícia Militar Ambiental na casa de Elizete Farias Carmona, 71 anos, em São Carlos - SP, que tratava o bichinho como filho. No momento da apreensão, o animal se agarrou ao pescoço da dona para não ser levado pelos policiais. Elizete passou mal e foi parar no pronto-socorro da cidade.

Segundo Leandro José Oliveira, tenente da Polícia Militar Ambiental que acompanhou a operação, em março deste ano Elizete recebeu uma licença provisória para ficar com Chico até que um lugar adequado fosse encontrado para ele, o que aconteceu agora.

De acordo com o mesmo policial, Elizete não tem os documentos necessários à manutenção do macaco em sua companhia. Além de advertida, dona Elizete ainda vai responder pelo crime de manutenção de animal silvestre em cativeiro. Chico foi levado para a sede da Associação de Proteção aos Animais - APA, em Assis, que fica a 330 quilômetros de São Carlos.

Consultado, Fernando Magnani, que é biólogo em São Carlos e vice-presidente da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, disse que o macaco pode oferecer resistência para se adaptar após tanto tempo domesticado.

- A reintegração de primatas é possível se houver acompanhamento técnico específico e investimento. E se for apresentado a um grupo como o seu, o sofrimento pode ser reduzido, mas se não conseguir se reintegrar, ele pode sofrer muito - explicou Magnani.

Acho que ninguém tem dúvidas de que o lugar de animal é na Natureza, livre. Se exceções forem abertas, a coisa acaba virando bagunça. O tempo, como no caso do nosso amiguinho Chico, não desfaz a sua retirada ilegal da Natureza. A lei tem que ser cumprida, para a própria preservação das espécies.


Emerson e a macaquinha Cuta (foto: reprodução)

Mas ela, a lei, tem que ser igual para todos. Rico ou pobre, famoso ou anônimo, tem que se sujeitar a ela, o que não é o caso, apenas para citar um exemplo, do jogador Emerson Sheik, do Corinthians, que tem uma macaca-prego de estimação em casa, sem ser importunado pelas autoridades. Qual a diferença entre ele e dona Elizete?






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin