Foto: reprodução |
O fato não é novo e nem é privilégio do Brasil. Em uma postagem datada de 03 de dezembro de 2011, o Dando Pitacos mostrou um vídeo (que você pode ver logo aí abaixo) onde alguns dos 72 cães da raça Beagle usados em testes para cosméticos por uma empresa espanhola são libertados e avistam o sol pela primeira vez depois de um longo confinamento em jaulas individuais, sem qualquer contato com outros animais da mesma espécie. As cenas emocionam. Na ocasião, o grupo de proteção Beagle Freedom Project informou que do total de animais resgatados nas jaulas, 32 já estavam vivendo com famílias na Europa.
Maltratar animais é uma especialidade dos humanos, coisa que passa desapercebida pela maioria das pessoas. No caso do Instituto Royal, as denuncias surgiram no ano passada, quando os ativistas já afirmavam que grande parte dos animais utilizados nas pesquisas morre durante os testes, o que chegou a gerar a intervenção do Ministério Público, que iniciou uma investigação, que ao que tudo indica não deu em nada.
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |