20 outubro 2013

Retratos gigantes mudam paisagem do Minhocão

Foto: reprodução

A ideia do projeto Giganto partiu da fotógrafa Raquel Brust. São 18 retratos dos rostos de moradores da região "agigantados" nos pilares do Elevado Presidente Costa e Silva, medindo até 6 metros de altura por 3 metros de largura, colados nas Avenidas Amaral Gurgel e São João, na região central de São Paulo-SP. Quem por ali passa de carro ou mesmo a pé, não deixa de admirar a obra. Alguns motoristas chegam a diminuir a marcha de seus veículos ou aproveitar os sinais vermelhos para ver tudo com um pouco mais de calma. Muitos pedestres deixaram de usar as calçadas laterais e passaram a utilizar o central sob o Minhocão, mesmo correndo o risco de ser alvo das goteiras que vazam água acumulada das últimas chuvas.

A fotógrafa Raquel Brust (foto: reprodução)
As imagens retratam pessoas que vivem ou frequentam a região. O vídeo que você pode ver logo aí abaixo, acelerado em timelapse, mostra uma das colagens, que foi feita em pouco mais de uma hora. Durante o trabalho, motoristas passavam buzinando e gritando frases de apoio ("Tá do caramba!", "Parabéns!"), e os pedestres menos apressados paravam e trocavam opiniões sobre a obra.



Raquel já levou o projeto Giganto a outros locais, desde o seu início em 2008, sempre buscando na comunidade os "personagens" que gostaria de destacar. As imagens agora estampadas no Minhocão fazem do festival de fotografia PhotoEspaña, evento que acontece em São Paulo de 23 de outubro até 25 de janeiro e contará com uma palestra de Raquel no sábado (26/10), explicando a execução do projeto e contando um pouco mais das histórias de alguns dos retratados sob o Minhocão. 








Eu achei muito legal! E você? Deixe um comentário.


G1




Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin