Cora Rónai (foto: reprodução) |
Em sua última postagem, "A mórbida semelhança entre o Parlamento brasileiro e os black blocs", o Dando Pitacos afirmou que a Câmara dos Deputados "deu à Nação brasileira uma das maiores demonstrações da falta de ética, caráter e do fisiologismo de seus integrantes", que "sem a máscara do voto secreto, que libera seus mais baixos instintos e interesses corporativos, sem poder trair o cidadão que grita nas ruas contra a corrupção", resolveram cassar "o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO). No mesmo dia (14/02), Cora Rónai, conhecida e respeitda jornalista, escritora e fotógrafa, postava em seu blog o texto "Um plenário de covardes", que aqui reproduzo na íntegra:
Sou uma brasileira traumatizada -- não há outra palavra -- com o que acontece no Congresso Nacional. Não acredito nas boas intenções de uma casa onde tudo, do salário dos servidores de cafezinho à compra de passagens aéreas, é um tapa na cara da sociedade.
Não acredito na correção e no patriotismo de congressistas cujo único objetivo é enriquecer e se manter no poder; e os culpo pelo perigo a que nos expõem com este comportamento, que é um permanente convite para que "salvadores da pátria" contem com o apoio da população para acabar com a democracia que conquistamos.
O voto aberto é uma pequena réstia de sol que entra neste porão apodrecido e fedorento. Não consigo, porém, saudá-lo com o necessário otimismo, pelo menos em relação aos parlamentares que aí estão.
Neste momento, ele apenas revela um plenário de covardes, sem coragem de assumir as suas convicções por medo de perder as sinecuras.
O verdadeiro Congresso, a sua verdadeira alma, não é a que condenou agora, sob a luz, um colega presidiário; é a que o absolveu, quando ninguém estava olhando".
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |