01 maio 2014

20 anos sem Ayrton Senna

Ayrton Senna (foto: reprodução)

Ayrton Senna conquistou o título de campeão da Fórmula 1 por três vezes, nos anos de 1988, 1990 e 1991, além de ser vice-campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993. Morreu em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, na Itália, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994. Vinte anos depois, ele ainda é reconhecido como um dos ídolos máximos do do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo mundial. O "Ayrton Senna Tribute 1994/2014”, evento de quatro dias que está sendo realizado esta semana na cidade italiana, foi organizado para lembrar o tricampeão.

O piloto brasileiro começou a carreira competindo por kart. Mudou para as competições de automobilismo em 1981, sagrando-se campeão do Campeonato Britânico de Fórmula 3 dois anos depois de estrear na categoria. Seu bom desempenho na Fórmula 3 o levou à Fórmula 1, onde fez a primeira aparição no Grande Prêmio do Brasil de 1984, correndo pela equipe Toleman-Hart. Em sua primeira temporada, Senna conseguiu pontuar em 5 corridas, fechando o ano com treze pontos, na 9ª posição na classificação geral dos pilotos. No ano seguinte, trocou a Toleman-Hart pela Lotus-Renault, equipe pela qual obteve seis vitórias ao longo de três temporadas. Em 1988, foi para a McLaren, onde juntou-se ao francês Alain Prost, que viria a ser seu maior rival. O dois, junto, venceram 15 das 16 provas daquela temporada, e Senna sagrou-se campeão mundial pela primeira vez. Prost levou o campeonato de 1989, e Senna retomou o título em 1990, devolvendo a batida de Prost na temporada anterior. No ano seguinte, Senna faturou seu terceiro título mundial, tornando-se o piloto mais jovem a conquistar um tricampeonato na Fórmula 1, façanha que foi mantida até o final da temporada de 2012, quando Sebastian Vettel chegou ao tricampeonato vencendo por três anos consecutivos. A partir de 1992, a equipe Williams-Renault dominou amplamente a competição. Ainda assim, Ayrton Senna conseguiu terminar a temporada 1993 como vice-campeão, vencendo cinco corridas. Em 1994, depois de uma longa negociação, ele foi para a Williams, onde hoje corre Felipe Massa.

Sua reputação de piloto veloz ficou marcada pelo recorde de pole positions que deteve. Sobre asfalto chuvoso, demonstrava grande capacidade e perícia, como demonstrado em atuações antológicas nos GPs de Mônaco 1984, de Portugal 1985 e da Europa 1993. Senna ainda detém o recorde de maior número de vitórias (seis) no charmoso Grande Prêmio de Mônaco, além de ser o terceiro piloto mais bem sucedido de todos os tempos em termos de vitórias, mesmo sem correr há 20 anos.

Em dezembro de 2009 a revista inglesa Autosport publicou uma matéria onde fez uma eleição para a escolha do melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. Ayrton Senna foi o escolhido pelo 217 pilotos consultados.

A BBC, rede de comunicação estatal britânica, o elegeu como o melhor piloto de Fórmula 1 da história. “Provavelmente nenhum piloto da Fórmula 1 tenha se dedicado mais ao esporte e dado mais de si mesmo em sua rígida busca pelo sucesso. Ele era uma força da natureza, uma combinação incrível de muito talento e, em alguns casos, uma determinação espantosa”, aponta o texto publicado no site da BBC.

Na primeira volta da corrida de Donington Park, no Grande Prêmio da Europa de 1993, considerada a maior da história da F-1, Senna, que saiu em quarto no grid, larga mal, cai para a quinta posição, mas assume a liderança da corrida depois de apenas dez curvas. E o show não parou por aí: com as mudanças constantes no clima, Senna fez valer sua habilidade na chuva, parando "apenas" quatro vezes, contra sete de Prost, por exemplo. Venceu com 1min23s de vantagem para Damon Hill, segundo colocado, e uma volta sobre Prost, o terceiro. Assista ao vídeo abaixo e relembre este momento de glória do grande campeão.








Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin