24 outubro 2014

Doleiro diz que Lula e Dilma sabiam da corrupção na Petrobras

Foto: Dando Pitacos

De acordo com a revista Veja, em novo depoimento prestado à Polícia Federal e ao Ministério Público em Curitiba - PR na última terça-feira (21/10), o doleiro Alberto Youssef teria revelado que a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “sabiam de tudo” sobre o esquema de corrupção na Petrobras. Ainda segundo a revista, quando perguntado acerca do nível de comprometimento de autoridades no esquema de corrupção na estatal, o doleiro teria afirmado que "o Planalto sabia de tudo!", fazendo referência expressa a Lula e a Dilma.

Antonio Figueiredo Basto, advogado de Youssef, confirmou o depoimento, mas disse não ter conhecimento da informação citada pela revista.

- Eu nunca ouvi nada que confirmasse isso (que Lula e Dilma sabiam do esquema de corrupção na Petrobras). Não conheço esse depoimento, não conheço o teor dele. Estou surpreso - afirmou Basto.

Ele disse ainda que Youssef prestou muitos depoimentos no mesmo dia, todos acompanhados por advogados de sua equipe.

- Conversei com todos da minha equipe e nenhum fala isso. Estamos perplexos e desconhecemos o que está acontecendo. É preciso ter cuidado porque está havendo muita especulação - aconselhou o advogado.

Basto também disse que a defesa não tem cópias dos depoimentos prestados por Youssef à Polícia Federal.

- Nós não temos como pegar em mãos e não ficamos com cópia de nada. Então, não nego nem confirmo se esse depoimento é verdadeiro, se essa informação foi dada ou não e se sim, em quais circunstâncias.

É claro que o Planalto vai desmentir a revista, mas não acredito que ela trouxesse a público um fato de tamanha gravidade, às vésperas do segundo turno das eleições, se a coisa não fosse verdadeira, até porque as consequências podem ser muito sérias.

No processo de delação premiada os fatos alegados pelo delator precisam ser provados para que os benefícios dela se concretizem, e se isso realmente acontecer, a "presidenta" e candidata à reeleição e o ex-presidente Lula podem ser incluídos em um processo criminal, caso em que o impeachment de Dilma Rousseff será inevitável, caso ela seja reeleita no domingo.

A que ponto chegou o pais, sujeito ao risco de uma das maiores e mais graves crises institucionais de sua história, com membros do Congresso, governadores e até a "presidenta" eleita envolvidos em um processo criminal bem maior e mais sujo que o mensalão. É esperar pra ver o bicho que vai dar...






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin