27 novembro 2014

Confira se a Black Friday que você escolheu não é uma Black Fraude

Foto: reprodução

Black Friday ou Sexta-Feira Negra é o termo criado nos Estados Unidos para identificar a venda que acontece no comércio varejista na quarta sexta-feira do mês de novembro, no feriado de Ação de Graças, ideia que vem sendo adotada por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Paraguai e Brasil. Nossa primeira Black Friday aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online, reunindo mais de 50 lojas do varejo nacional.

Os descontos aqui oferecidos são bem inferiores aos dos americanos, que quase sempre superam os 40% em produtos de diferentes categorias, gerando 5 milhões em vendas em um único dia. Há registros de que o evento também aconteça em lojas físicas, pelo menos no Brasil e Estados Unidos. O problema, e isso acontece muito por aqui, são os descontos "maquiados", quando as lojas sobem o preço de determinado produto uma semana antes da Black Friday e o fazem voltar ao patamar anterior no dia do evento, alardeando a concessão de um "mega desconto".

O maior interessado em evitar esse tipo de fraude é o próprio consumidor, que este ano terá a ajuda do Busca Descontos, responsável pela organização da Black Friday no Brasil.

Primeiro, as lojas participantes do evento oficial contarão com um selo concedido pela Camara-e.net, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. Além disso, três empresas estão disponibilizando ferramentas capazes de detectar se os descontos são de fato reais.

Uma delas é o UOL, que por meio do Shopping UOL fará um acompanhamento de acordo com as principais categorias da Black Friday. A ferramenta separou os setores mais buscados durante as últimas edições do evento, destacando os cinco principais produtos de cada para exibir a evolução dos preços ao longo dos últimos 30 dias.

Estreante no mercado, a plataforma de negociação de preços Bizoo vai mais longe ao exibir o histórico de variação dos valores por até um ano.

Já o Zoom passará segurança por meio de um selo próprio que atesta a veracidade das promoções. O site disponibilizará uma equipe de especialistas que ajudarão os consumidores em várias áreas e ainda oferecerá um serviço de garantia que assegura o recebimento do produto ou o dinheiro de volta.






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

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