03 fevereiro 2015

Graça Foster deixa o comando da Petrobras

Graça Foster (foto: reprodução)

O Palácio do Planalto ainda não divulgou a informação, mas já comunicou à presidente da Petrobras, Graça Foster, que ela será substituída no cargo, já que a "presidenta" Dilma Rousseff, que até aqui a segurou na chefia da megaestatal, convenceu-se de que a posição da amiga e executiva é insustentável, principalmente depois que a empresa tornou pública a necessidade de baixar seus ativos em R$ 88 bilhões por causa da corrupção e ineficiência no planejamento e execução de projetos.

Dilma Rousseff, contrariada, é claro, considerou que a cifra divulgada foi um verdadeiro tiro no pé da diretoria da estatal. Afinal, a  maior empresa brasileira perdeu quase 3/4 de seu valor de mercado nos últimos anos devido à política de investimentos inflada e os sucessivos casos de corrupção em apuração no âmbito da Operação Lava Jato.

A presidente também está preocupada pessoalmente com Graça, que sempre foi de sua confiança desde que presidia o Conselho da Petrobras como ministra no governo Lula. Os relatos são de que a executiva está sob forte pressão emocional devido ao caso.

O nome do substituto de Graça está em estudo pelo governo.

Corre a boca pequena nos corredores do Planalto que Dilma, desde a semana passada, deu início ao processo de seleção para a escolha do sucessor de Foster, e que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, esteve em São Paulo ontem (02/02), sondando nomes para ocupar o posto.

Na minha opinião, essa decisão já devia ter sido tomada há muito tempo. Graça Foster, no mínimo, foi omissa e conivente com todos os desmandos que vêm ocorrendo na Petrobras. Sua permanência no cargo era questão de tempo e estava limitada à teimosia burra da "presidenta" da República. Você concorda? Não? Em qualquer circunstância, deixe o seu comentário. 






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin