03 setembro 2014

Grêmio é excluído da Copa do Brasil por injúrias racistas a atleta do Santos

Foto: reprodução

Denunciado por infração ao artigo 243-G, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o Grêmio foi excluído da Copa do Brasil nesta quarta-feira (03/09) em decisão unânime do Superior Tribunal de Justiça Desportiva - STJD. A punição aconteceu em razão das ofensas raciais dirigidas por parte da torcida do clube ao goleiro Aranha, do Santos, na partida da última quarta-feira, na Arena, em Porto Alegre. Além da exclusão, a atitude racista dos torcedores acarretou ao clube gaúcho uma multa no valor R$ 50 mil. O Grêmio ainda recebeu multa de R$ 4 mil pelo arremesso de um rolo de papel higiênico no gramado e pelo atraso para entrar em campo. Os torcedores que forem identificados pelas ofensas ficarão proibidos de frequentar estádios por 720 dias. A decisão não é definitiva. Cabe recurso ao Pleno do STJD.

E não foi só. O árbitro da partida, Wilton Pereira Sampaio, que não relatou na súmula as ofensas dirigidas ao goleiro, foi punido com 45 dias de suspensão. Seus auxiliares, Kléber Lúcio Gil, Carlos Berkenbrock e o quarto árbitro, Roger Goulart, levaram 30 dias de suspensão.

Como o Dando Pitacos revelou em "O racismo nos campos de futebol e redes sociais", o jogo entre Grêmio e Santos, realizado em Porto Alegre e vencido pelo time paulista pelo placar de 2 a 0, foi interrompido aos 42 minutos do segundo tempo, quando o goleiro Aranha reclamou com o árbitro por estar ouvindo injúrias raciais por parte de torcedores do clube gaúcho. Imagens de câmeras de televisão flagraram uma torcedora, posteriormente identificada como Patrícia Moreira, chamando Aranha de "macaco".

Em depoimento prestado perante o STJD, o árbitro Wilton Pereira Sampaio disse que não interrompeu a partida porque não percebeu as ofensas feitas ao goleiro.

- Quando me dirigi ao atleta, disse a ele que ficasse tranquilo, que não tivesse nenhuma conduta agressiva em relação à torcida. Disse ao técnico Edu Dracena que se fosse percebido algo em relação a isso a partida seria suspensa. Após o jogo não foi me passado nada. Ao chegar vi a reprise do jogo e as notícias na Internet e fiquei assustado e resolvi fazer o adendo à súmula.






Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin