14 março 2009

COMO INSTALAR IMPRESSORAS


Esse texto é o primeiro entre muitos outros "PITACOS", assim espero, que o RAPHAEL BRUNO, nosso colaborador em assuntos de informática, irá postar aqui no blog. Nós conversamos e ficou acertado que ele vai tentar trazer pra todos os leitores algumas dicas iniciais sobre informática e utilização de um PC, mesmo não sendo nenhum especialista na matéria, tanto que vai buscar a maioria das dicas no MEP-SITES, o que acreditamos não ser nenhum problema porque elas estão publicadas na INTERNET.


A primeira dica é sobre como instalar uma impressora!


Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara para receber e enviar dados para a impressora. Como existem diversas marcas e modelos, a forma de comunicação do computador com cada impressora é um pouco diferente. Na instalação ele reconhece e prepara uma impressora para uso, e você só precisa instalá-la na primeira vez.


Se você está com uma impressora nova, provavelmente ela acompanha os discos de instalação. Neste caso, consulte o manual e execute o programa fornecido pelo fabricante. Se você não tiver os discos de instalação da impressora, geralmente não há problemas, pois as versões mais recentes dos sistemas operacionais já incluem os programas de configuração para os equipamentos mais comuns. (Esses programas que controlam itens físicos, de hardware, são chamados de driver).


No ambiente Windows a instalação é muito fácil, e segue o mesmo princípio desde o Windows 95: um assistente lhe faz perguntas, você seleciona opções e o processo é concluído.


Vamos mostrar passo a passo a instalação de uma impressora utilizando o Windows 2000. Não se assuste, é basicamente a mesma coisa do 95, 98, Millennium ou XP. A vantagem dos sistemas mais novos é que são atualizados, então contém os programas para novos modelos de impressoras.


Em algumas versões de Windows, em especial anteriores ao Windows Millennium, você deverá ter em mãos o CD do Windows. Na instalação os drivers serão copiados de um arquivo do Windows, e será necessário retirá-los do CD. Nas versões mais recentes não é preciso, pois alguns arquivos do sistema são armazenados no disco rígido.


Primeiramente, com o computador desligado, conecte a impressora no computador com o cabo adequado (consulte o manual dela, se necessário) e ligue-a na fonte de alimentação. Ligue o computador e a impressora, e agora proceda com a instalação da mesma. Dependendo do caso, o 'Assistente para adicionar impressora' será exibido automaticamente (depende da versão de Windows).


Clique em Iniciar e escolha Configurações. Depois clique no item Impressoras. Se não encontrar esse item, abra o painel de controle, e então clique na pasta Impressoras.




Dentro da pasta Impressoras, ficarão as impressoras instaladas, como ícones, como se fossem arquivos. O primeiro desses ícones é Adicionar impressora. Pois bem, dê um clique-duplo nele (clique rapidamente duas vezes seguidas). O assistente será iniciado. Leia com atenção as instruções e clique em Avançar, Próximo, Seguinte, dando continuidade ao processo. Após algumas telas a instalação estará concluída. Veja a primeira tela:



Ela avisa que irá instalar uma impressora, apenas leia e clique em Avançar. Se você ainda não fez isso, então conecte sua impressora ao computador, e ligue-a. Consulte o manual, verifique o tipo de encaixe ou peça ajuda a alguém, se tiver dificuldades. Muito provavelmente sua impressora será conectada na porta paralela, embora hoje é muito comum o uso de impressoras USB. O conector USB é pequeno, o pino mede algo de aproximadamente 1 cm por 2 ou 3 mm.



Escolha como a impressora está conectada ao seu computador. A menos que ela esteja conectada fisicamente em outra máquina, você deverá escolher a opção Impressora local. Marque esta opção, se não estiver marcada, e clique em Avançar. É recomendável deixar marcado o item Detectar e instalar automaticamente a impressora Plug and Play. Plug and Play (Ligar e Usar) são equipamentos que se teoricamente se instalam automaticamente, e funcionam geralmente sem ter que reiniciar o computador. As impressoras mais novas costumam ter esta característica.



Se sua impressora não foi detectada, você verá a tela acima. Apenas clique em Avançar, iremos escolhe-la manualmente.


Informe agora a porta onde sua impressora está conectada. Porta é o tipo de conector do computador. Se for grande, provavelmente será a porta paralela. Comumente é a paralela LPT1. Se for outro caso, escolha então o que se refere a sua situação. Clique em Avançar.



Nesse ponto do assistente você você deve escolher o modelo da sua impressora. Até a lista ser carregada demora um pouquinho, até parece que o computador travou.


Aguarde, geralmente é pouco menos de 1 minuto. Quando aparecer, escolha primeiro na lista a esquerda o nome do fabricante da sua impressora (a marca, tipo HP, Epson, Genius, etc). Após escolhê-lo, a parte do lado direito é atualizada e mostra os modelos disponíveis no seu computador. Note que se sua impressora é de um modelo mais novo do que o ano de atualização do seu sistema operacional, certamente ele não será listado! Uma dica: mesmo que você não tenha os manuais da impressora, o modelo dela deverá estar "estampado" na própria máquina, dê uma olhada nela. A que estamos instalando é uma HP Deskjet 692C.


Caso não encontre na lista, consulte a documentação da impressora para encontrar um modelo compatível. É recomendável escolher um modelo compatível apenas se você não achar o exato. Às vezes um modelo anterior de uma mesma marca até funciona com uma impressora mais nova, mas não é recomendável, a menos que indicado pela própria marca da impressora.



Depois de escolhidos a marca e o modelo, clique em Avançar.



Digite um nome de identificação para a impressora. Ele será útil para identificação, caso você esteja em rede ou tenha várias impressoras. Se não quiser, digite qualquer coisa que te lembre esta impressora ou deixe a opção padrão, e clique em Avançar.



Se você estiver conectado a uma rede local de computadores (como uma LAN, intranet, etc), consulte o administrador da rede se é para compartilhar ou não a impressora. Na tela acima você deve escolher isso. Se você tem uma rede em casa, com vários PCs ligados, pode escolher para compartilhar, assim você pode imprimir arquivos e documentos a partir de um outro computador conectado a rede, desde que, é claro, que a impressora esteja ligada e o computador ao qual ela esteja conectada também. Compartilhando-a, o assistente pedirá um comentário ou uma descrição, digite algo do tipo "Impressora do micro do João" ou "Impressora do chefe". Se estiver em casa, ou mesmo num escritório onde o computador esteja sozinho, sem estar em rede, escolha então a opção Não compartilhada. Clique em Avançar. Não se preocupe, depois você poderá alterar todas estas opções, se necessário.



O assistente perguntará se você deseja imprimir uma página de teste. Se sua impressora já estiver ligada e conectada ao computador, é bom escolher Sim, você pode ver como fica a página. Se não quiser, escolha Não, e depois você poderá imprimir qualquer coisa para testar. Avance, já está no final.



O assistente mostra então uma tela de finalização. Após isso ele copiará os arquivos necessários para a pasta do sistema, isso leva alguns segundos. Clique agora em Concluir para finalizar, e a impressora está instalada.


Você pode instalar sua impressora sem conectá-la ao computador, desde que saiba que opções escolher (porta, modelo, etc). Depois de instalada, basta conectá-la (é recomendável fazer isso com o computador desligado) e utilizá-la para imprimir!


Alguns ajustes podem ser feitos na configuração da impressora. Isso varia de impressora para impressora. Para alterar as configurações, abra a pasta Impressoras (menu iniciar > Configurações > Impressoras, ou pelo painel de controle). Clique com o botão direito do mouse no ícone da sua impressora (veja pelo nome que você deu a ela) e escolha Propriedades.


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário:

  1. Eita! Quando eu precisar fazer algum material didático vou contratar o Raphael. Que paciência para explicar o passo a passo, salvar e colocar imagens... puxa, ele é um talento para montar manuais.

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!