12 junho 2009

PAPAGAIO DO MAR

Lá pelos idos de 1999, CRAIGLEITH, uma ilha escocesa, era habitada por cerca de 28 mil casais de PAPAGAIOS DO MAR (ou PUFFINS, em inglês), população que de uma hora para outra diminuiu bruscamente. Por que? Por causa da propagação de uma planta chamada tree mallow (lavatera arbórea), da família da malva, que começou a obstruir as tocas, impedindo que as aves fizessem ninhos e criassem seus filhotes.

A planta foi introduzida na região e crescia de forma moderada, morrendo normalmente com as geadas de inverno, o que deixou de acontecer de uns tempos para cá. Especialistas do centro de conservação de aves marinhas da cidade litorânea de NORTH BERWICK acreditam que a sobrevida do vegetal na ilha deu-se por conta do abrandamento da estação fria, causado pelo aquecimento global.

Os papagaios do mar sofrem ainda em função da falta do seu principal alimento, uma espécie de enguia que faz ninhos na areia da praia, fenômeno que o especialistas explicam, também se deve à aceleração das mudanças climáticas globais.

Por essa razão o centro está colocando em prática um grande projeto de conservação, o SOS PUFFIN, que conta com centenas de voluntários que visitam a ilha para cortar as plantas, numa desesperada tentativa de trazer de volta os belíssimos papagaios do mar, iniciativa que segundo Tom Brock, chefe executivo da instituição, está se revelando um sucesso, já que é enorme o número de aves que regressam à região e reocupam suas tocas, retomando seu ciclo normal de vida.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Vocês descobrem assuntos e imagens cada vez mais interessantes. O papagaio do mar é lindo e eu acho que seria muito triste se sua raça fosse extinta.

    Ainda bem que o homem está conseguindo corrigir um pouco do seu erro, criando condições para a existência da espécie.

    Belo texto. Parabéns ao blog.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa linda esse papagaio do mar. Eu nem sabia que ele existia.

    É muito lindo o trabalho que vem sendo executado pelo grupo SOS PUFFIN. Parabéns ao blog pela divulgação.

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!