12 agosto 2009

Contágio da Gripe Suína - o filme

A gripe suína segue o seu curso e nós seguimos o nosso em meio a um monte de dúvidas. Será que é assim mesmo como estão noticiando? Será que a mídia não está aumentando para vender mais jornal ou para ter mais audiência? Será que os números mundiais estão sendo manipulados para o favorecimento do remédio Tamiflu, usado no combate à doença? Será que os números divulgados são poucos em relação à realidade para não causar pânico na população?

Há algumas semanas, circulava pela internet um vídeo acusando os Estados Unidos de ampliarem o pânico mundial porque o Tamiflú é um remédio fabricado por um laboratório que seria de propriedade do secretário de defesa do governo Bush, Donald Rumsfeld.

Semana passada, recebi de umas 4 fontes diferentes um email com o título de "urgente", reproduzindo uma conversa por MSN de dois médicos. Um deles seria médico da UNIMED e garantia à outra médica que havia muito mais casos do que está sendo informado pela mídia. Que a gripe está em grau 1 e que iria até o grau 4. A conversa alerta que todo o país deveria parar como fez o México, ou seja, todos deveriam ficar em suas casas para evitar o contágio até a morte do vírus. A conversa vem assinada pela Dra. Lívia Aguiar, fisioterapeuta e acupunturista.

E então? Quem tá falando a verdade?

De qualquer forma, decidi postar aqui um vídeo de animação que retrata de forma engraçada o contágio da Gripe Suína. Esse vídeo foi feito para crianças e, por isso mesmo, contém alguns exageros. Mas meu intuito é de lembrá-los que a forma de contágio do vírus H1N1 é a mesma do bacilo de Kocch, causador da Tuberculose.





Então, não esqueçam.
  • Lavar as mãos com água e sabão sempre, mas principalmente após a chegada em casa e após o manuseio de dinheiro.
  • Tenha sempre alcóol gel na bolsa ou no bolso para passar nas mãos quando não estiver perto de algum local onde possa lavar as mãos.
  • Ressucite o hábido do lenço, tão esquecido nos dias de hoje. Se você for tossir ou espirrar, ao proteger a boca e o nariz com um lenço, o vírus não entrarão em contato com a sua mão. Se todos fizerem isso o contágio diminuirá muito.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

8 comentários:

  1. Todos nós sabemos que a rede transporta todo dia milhares de mensagens, umas verdadeiras, outras falsas. Tem gente que sente prazer em assustar e levar o pânico às pessoas. Já estamos acostumados com isso, certo?

    Mas quando o assunto é uma doença, nós, os leigos, deveríamos ser informados corretamente pelas autoridades “responsáveis” do nosso país, o que não está ocorrendo. Cada um tem uma versão diferente para o problema, o que faz crescer o medo da população.

    Recebi o email abaixo na semana passada. Ele está na sua forma original. Leia com atenção!


    GRIPE H1N1

    AMIGOS (AS),

    A SITUAÇÃO DO RJ É MUITO GRAVE COM RELAÇÃO À GRIPE SUÍNA! ESTA SEMANA HOUVE UMA REUNIÃO ENTRE OS GESTORES DA SEC. MUNICIPAL DE SAÚDE DO RJ E ELES DIVULGARAM QUE A SITUAÇÃO DO RJ É GRAVÍSSIMA. SEGUNDO AS PREVISÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RJ, AS PROPORÇÕES DESTA EPIDEMIA SERÃO GIGANTESCAS, COM MILHARES DE PESSOAS INFECTADAS E ALTO ÍNDICE DE MORTALIDADE!!!!! A OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE) TRABALHA COM ÍNDICES DE MORTALIDADE DE 0,4-0,5%. PORÉM OS VÍRUS NO RJ SÃO DIFERENTES DOS DEMAIS APRESENTADOS NO MUNDO E ELES PREVÊEM ÍNDICES DE NO MÍNIMO 3% DE MORTALIDADE.

    HÁ CERCA DE 4 A 5 TIPOS DIFERENTES DE VÍRUS DIFERENTES CIRCULANDO PELO RJ, QUE ATACAM O PACIENTE EM 24 HORAS, CAUSANDO FEBRE ALTA REPENTINA E AGRAVA EM MENOS DE 24 HORAS!!!! CASO APRESENTEM DISPNÉIA (FALTA DE AR) PROCUREM IMEDIATAMENTE UM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA PARA INTERNAÇÃO POIS MATA EM POUCAS HORAS! HÁ UMA "INFLAMAÇÃO" DOS PULMÕES QUE LEVA À MORTE EM POUCAS HORAS.

    GENTE, ESTA GRIPE ESTÁ MUITO SÉRIA MESMO! JÁ PASSAMOS DOS ESTÁGIOS 3 E 4 DE UMA EPIDEMIA (ESTÁGIO DE CONTENÇÃO DA ENTRADA DO VÍRUS), E ESTAMOS NO ESTÁGIO 5/6 QUE É DE EPIDEMIA MESMO. A SITUAÃO NO RJ PIOROU MUITO DEPOIS QUE MILHARES DE BRASILEIROS RETORNARAM DA ARGENTINA NO ÚLTIMO FERIADO DE CORPUS CHRISTI, TRAZENDO O NOVO VIRUS QUE CIRCULA POR LÁ.

    PORTANTO, EVITEM LUGARES FECHADOS, COM AR VICIADO, TIPO SHOPPING, CINEMA, TEATROS, METRÔ, ETC. LAVEM SEMPRE AS MÃOS, SE POSSÍVEL COM SABONETE ANTISSÉPTICO, ÁLCOOL 70%..

    NO TRABALHO, ABRAM AS JANELAS, MANTENHAM AMBIENTE SEMPRE VENTILADO! CASO UM COLEGA ESTEJA GRIPADO, PEÇA A ELE PARA FICAR EM CASA EM REPOUSO A FIM DE EVITAR A PROPAGAÇÃO DO VÍRUS POR ESPIRROS, TOSSE, ETC.

    CASO AS PREVISÕES SE CONFIRMEM, OS DIRIGENTES DA SAÚDE RJ COGITAM ATÉ MESMO FAZER QUARENTENA DA POPULAÇÃO NAS RESIDÊNCIAS. (O MESMO QUE A CIDADE DO MÉXICO FEZ: PARAR A CIDADE DO RJ, IMPEDINDO QUE AS PESSOAS SAIAM PARA TRABALHAR, ESTUDAR ETC).

    NÃO HÁ MEDICAMENTO TAMIFLU PARA SER COMPRADO. TODA A PRODUÇÃO ESTÁ DIRECIONADA PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE QUE REPASSARÁ PARA OS ESTADOS AFETADOS.

    PORTANTO AMIGOS (AS), PREVINAM-SE, LAVEM BEM AS MÃOS, E EM CASO DE GRIPE, OBSERVAR OS SINTOMAS CONFORME ABAIXO.

    ATENÇÃO: EM CASO DE FALTA DE AR (DISPNÉIA) PROCUREM IMEDIATAMENTE UM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA!

    DIVULGUEM AOS SEUS AMIGOS, PARENTES, EMPREGADAS (OS) TODAS AS PRECAUÇÕES QUE DEVEMOS TER PARA NÃO PEGAR ESTA GRIPE!

    A SITUAÇÃO REALMENTE É MUITO CRÍTICA NO RJ!!!!! PREVINAM-SE!!!!


    Afinal, ONDE ESTÁ A VERDADE???

    ResponderExcluir
  2. Pois é Carlos. Acho que a população deveria ser informada oficialmente de toda a verdade. Estamos vendo ações paliativas que chegam a ser piada. Por exemplo, as escolas. As escolas públicas e particulares atrasaram o início das aulas para evitar a transmissão do vírus. Até acho que, para as crianças menorzinhas essa seja uma boa medida.

    Mas o que está acontecendo com as crianças maiores que estão sem aulas? Estas estão aproveitando as férias prolongadas e indo para os shoppings e cinemas, onde a concentração de pessoas é enorme. Os adolescentes também não deixaram de ir às suas baladas e de frequentarem barzinhos. Já imaginou quanto vírus deve ter numa torneira de bar? E nos copos que às vezes não são lavados direito?

    Então, o que tá faltando é informação confiável. Se for para pedir que a população fique em casa, então que se faça isso.

    O governo não pode querer ser mais esperto que o rei. Se as redes médicas não têm capacidade para atender um surto generalizado, então que se previna esse surto de forma efetiva, sem hipocrisia.

    O pior sintoma dessa gripe é a desinformação.

    ResponderExcluir
  3. Realmente fica difícil a gente entender a questão da gripe.

    Tá no G1:

    O governo estadual do Rio vai dar licença a todas as servidoras grávidas até o dia 28 de agosto. Segundo o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, a decisão será publicada em decreto assinado pelo governador Sérgio Cabral na próxima quinta-feira (13).

    “A maior parte dos servidores tem contato com o público”, explica ele. As grávidas, segundo o secretário, devem procurar o departamento de recursos humanos da sua unidade de trabalho, com exame atestando a gravidez. Já as professoras precisam apenas procurar seus diretores. Não há necessidade de atestado médico.

    Pergunto: E as outras grávidas que trabalharam em empresas privadas e que também travam contato com o público? Não teriam o mesmo direito?

    ResponderExcluir
  4. Bem colocado, Raphael. Como é que ficam as grávidas que não passaram em concurso? E as milhares de grávidas espalhadas pelo Brasil que trabalham na rua, em empregos informais e contato com todos os tipos de pessoas? Não merecem proteção?

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo, Rapha. São informações desencontradas, políticas diferenciadas. Por que não uma orientação geral?

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que está faltando seriedade e responsabilidade por parte das autoridades brasileiras de saúde. A pessoas estão esendo engaganadas. Por isso concordo com a AnaKris: porque não uma orientação geral?

    ResponderExcluir
  7. Não há motivação muito menos responsabilidades por parte de nossas autoridades em ajudar a população quanto ao caso dessa gripe.o que será que o futuro nos reserva? Pois hoje é a gripe suína e amanhã o que será?

    ResponderExcluir
  8. Agora são as mulheres funcionárias dos bancos!

    A notícia está no G1

    "A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) recomendou na quinta-feira (13) que as funcionárias das instituições financeiras que estejam grávidas sejam afastadas do trabalho e só retornem se houver autorização médica.

    A medida foi tomada por causa do risco de contaminação pela nova gripe. Segundo profissionais da saúde, a ação do vírus H1N1 pode ser mais intensa nas gestantes por causa da baixa imunidade. Por conta disso, as grávidas foram incluídas entre os grupos de risco da doença.

    A orientação da Febraban é para que as gestantes procurem o médico que acompanha o pré-natal, para que estes façam, num prazo máximo de dez dias, um relatório recomendando a permanência ou o afastamento das funcionárias do trabalho. Nesse período, elas devem permanecer afastadas".

    Tem razão o Raphael Bruno: "E as outras grávidas que trabalharam em empresas privadas e que também travam contato com o público? Não teriam o mesmo direito?"

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!