19 setembro 2009

O MILIONÁRIO LOBBY DO PLÁSTICO


Há muito tempo me bato pela veiculação, no horário nobre da televisão, de pequenas chamadas voltadas para a educação ambiental, porque sempre entendi que se precisa educar antes de punir. Não adianta prender ou multar um cidadão que não compreende a extensão do seu erro, do mal que esteja causando. Sempre sustentei que crianças e adolescentes devem ser educados para o planeta do futuro. Enviei cartas a vários deputados. Criei vídeos disponibilizados no YouTube. Postei textos em blogs e comunidades do Orkut. Tudo em vão! Jamais consegui sequer uma resposta!

No último dia 11 de setembro, coincidentemente um dia de tristeza no mundo inteiro pela lembrança da derrubada das torres gêmeas do WORLD TRADE CENTER de MANHATTAN - NOVA YORK, a Rede Globo divulgou o primeiro anúncio de 30 segundos da campanha publicitária nacional em favor do consumo responsável de sacolas plásticas. Coisa prá ser vista no Brasil inteiro, até porque o clip foi exibido no intervalo do último capítulo da novela “Caminho das Índias”. Um anúncio de milhões de reais! Uma jogada do mestre WASHINGTON OLIVETTO (sempre ele!), que marca o início da nova campanha da cadeia produtiva dos plásticos, com aporte de R$ 7 milhões em sua primeira fase, reitere-se, em sua primeira fase, apenas!

No lançamento da campanha, no dia 09 de setembro, na sede da ABRAS, um executivo da PLASTIVIDA, que tem entre os sócios fundadores empresas como a BRASKEM S.A., DOW BRASIL S.A., INNOVA S.A., PETROQUISA (PETRÓELO BRAS S.A.) e QUATTOR PETROQUÍMICA S.A., indústrias predadoras do meio ambiente, destacou que a campanha visa “tirar a discussão sobre as sacolas plásticas do plano emocional para mostrar, com isenção, que estas embalagens são indispensáveis, têm valor e devem ser utilizadas e descartadas de acordo com o princípio dos 3 R’s - Reduzir, Reutilizar e Reciclar”. Na mesca ocasião lá estava também o diretor-superintendente do INSTITUTO NACIONAL DO PLÁSTICO - INP, que apresentou o "selo de qualidade" das sacolas plásticas, e o presidente da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EMBALAGENS PLÁSTICAS - ABIEF, que fez questão de destacar que “mesmo diante dos ataques injustificados que as sacolas plásticas têm sofrido através da mídia, elas continuam sendo as preferidas do consumidor”.

Ele só não explicou que essa preferência se baseia na ignorância do consumidor, do cidadão, da criança e do adolescente, do ser humano, enfim, que não tem consciência ambiental, que não sabe, por exemplo, que uma sacola plástica jogada inadvertidamente ao mar mata a tartaruga marinha que a confunde com alimento e a ingere.

Pobre meio ambiente! Pobres defensores desse pobre meio ambiente, sem recursos para enfrentar os lobbys e o poderio financeiro das grandes empresas brasileiras e multinacionais que vivem à custa da destruição do planeta, no que contam, obviamente, com a incompetência, negligência e omissão dos órgãos governamentais e da maioria dos políticos, cujas campanhas milionárias por elas são financiadas.


Mas a luta continua!
O planeta merece e nós não desistimos jamais!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

13 comentários:

  1. Da mesma forma que me revolta o pouco caso de empresas e governos, a sensibilidade de algumas com o meio ambiente me emociona. É o caso desse texto. Quase chorei quando você diz, Carlos Roberto, que mandou cartas prá deputados, que criou vídeos, que fez a postagem de "textos em blogs e comunidades do Orkut", mas nunca recebeu "sequer uma resposta".

    É isso que valoriza a luta dos que defendem o meio ambiente. Quanto maior a ignorância e o descaso das pessoas, mais grandiosa será a obra de vocês.

    Lindo texto, cara, parabéns. Não desista de sua luta, jamais.

    ResponderExcluir
  2. Quem me derá se eu pudesse fazer algo para ajudar...Que pena que as pessoas que podem,não se interessam e nem querem saber.
    A única coisa que posso fazer,é continuar apoiando pessoas que como vc,lutam e lutam por nós,pelo meio ambiente,e pelo futuro dos nossos filhos e netos.
    Obrigada Carlos.Não desista enquanto viver.

    ResponderExcluir
  3. Diante de tudo isso, de todo o relato acima, percebo cada vez mais que é imensa a falta de CONSCIÊNCIA do ser humano. O descaso a que foi mencionado, não significa, necessariamente, que tais políticos ou mesmo pessoas comuns não tenham a compreensão do certo ou errado; o que falta mesmo, muito mais que CONSCIÊNCIA e capacidade de discernir verdadeiramente a importância e a extensão disso tudo, é a falta de "vergonha na cara". Aquilo que, "ainda" não incomoda no limite do sujeito, não parece tão importante ou necessário para que, este, dispense seu tempo pensando ou tentando resolver qualquer que seja o problema ambiental. Tudo isso fica em terceiro plano, ou quarto...quem sabe, quinto plano. O que me deixa um pouco mais confiante no futuro, é o fato de existir pessoas como você e tantos outros que, não somente pensam, mas, também, fazem acontecer. PARABÉNS, AMIGO, pelo seu empenho, pelo seu trabalho, pela sua dedicação, pela sua sensibilidade e por tudo que tem buscado, na prática, realizar de bom para o nosso Mundo, "A TERRA DE TODOS NÓS". Um GRANDE beijo da amiga Lucia Calixto.

    ResponderExcluir
  4. È sempre assim, quando se trata de meio ambiente, tudo pode esperar, é tranquilo, ainda há tempo, isso é relevante, enfim, todos ficam no meio de palavras cruzadas, tudo tem um jeito, é besteira, é chamado de atenção...
    Eu já passei por isso, mas acredito que tudo tem um preço. Espero que o preço seja "eu fiz porque acreditei". Que tudo tenha sido feito á tempo.
    Beijos de sua amiga Hulda.

    ResponderExcluir
  5. Impactante e revelador,implacável e imparcial.Assim defino este nobre cidadão,CARLOS ROBERTO DE OLIVEIRA.A sua perspcácia,amigo,nos conduz para fatos que passam despercebidos,mesmo que estes sejam vinculados a questão ambiental,tão corriqueira no cotidiano de pessoas que tem algum privilégio de acesso as informações.Confesso que eu jamais conseguiria,sem este seu auxilio,somar esta simples conta de 2+2(Washington Olivetto X Industrias Plásticas),mais uma vez eu repito,traduzindo numa simples frase tudo o que as pessoas comentaram acima sobre mais este texto genial de sua autoria:"O SENHOR É UM CIDADÃO DO MUNDO."

    ResponderExcluir
  6. Nossa,Carlos,não vi esta propaganda extremamente tendenciosa!Quando tantas ações de conscientização poderiam ser feitas nestes horários de grande audiência na TV,colocam-me justamente comerciais incentivando o consumo de materiais venenosos ao meio-ambiente...O fato é que eles "não querem largar o osso".Mas estas empresas deveriam,então,responsabilizar-se pela reciclagem deste volume incomensurável de plástico,já que incentivam tanto o uso dele!
    Realmente o espaço televisivo poderia ser muito mais produtivo e educativo,se as próprias emissoras se preocupassem com isso!Poderiam divulgar mensagens explicando os perigos de jogar lixo em rios,córregos ou mesmo na rua.Poderiam incentivar as pessoas a plantarem e conservarem as árvores e áreas verdes nas cidades...tanta coisa poderia ser dita.Com o poder que esta Rede Globo possui,com certeza o Brasil seria um lugar muito melhor e mais civilizado.Mas eles preferem propagar apenas o consumismo exacerbado..não adianta!
    Tristes,muito tristes os tempos em que vivemos.

    ResponderExcluir
  7. Amigo Carlos Roberto! Eu o chamo de amigo, mesmo sem o conhecer, porque você é amigo e cidadão do mundo. Então é também meu amigo!

    Os comentários acima já disseram tudo o que eu gostaria de dizer, mas o que disse o MARCONI me chamou a atenção, pela simplicidade e sinceridade. Ele diz duas coisas muito interessantes e verdadeiras: a primeira é que a leitura do texto "nos conduz para fatos que passam despercebidos,mesmo que estes sejam vinculados a questão ambiental,tão corriqueira no cotidiano de pessoas que tem algum privilégio de acesso as informações", o que é uma grande verdade. Na nossa luta e preocupações diárias não percebemos o que fazem com o nosso planeta os governantes, políticos e empresários.

    A segunda coisa muito importante dita por ele está aqui: "Confesso que eu jamais conseguiria, sem este seu auxilio, somar esta simples conta de 2+2 (Washington Olivetto X Industrias Plásticas), mais uma vez eu repito, traduzindo numa simples frase tudo o que as pessoas comentaram acima sobre mais este texto genial de sua autoria: "O SENHOR É UM CIDADÃO DO MUNDO."

    É isso, Carlos, que ainda nos dá esperança! A existência de pessoas como você (e graças a Deus outras existem). Vocês não se abatem! Vocês não desistem! Vocês jamais serão derrotados!

    ResponderExcluir
  8. Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.
    (Mahatma Gandh)

    Toda mundo sabe qual o problema e o que fazer mas o agir muita gente tá deixando pra lá.

    ResponderExcluir
  9. A responsabilidade pela omissão de fovernantes é nossa, porque somos nós que os elegemos sem responsabilidade, sem compromisso, sem honestidade. Vota-se por votar.

    A nossa omissão talvez seja maior que a deles; Querem um exemplo? Eu estou aqui me manifestando agora porque recebi um email que o Carlos Roberto enviou pelo Orkut. Ele tem dois perfis com quase 2 mil amigos, certo?

    Quantos vieram aqui comentar? Será que o assunto que tenta discutir é menos importante que aquelas mensagenzinhas de aniversário, fim de semana, bom dia, boa noite? Claro que não! O cara é sério e o seu trabalho deveria, pelo menos, ser mais respeitado!

    Desculpe, Carlos, prá mim você é "cara", prá mim você é um exemplo de persistência, de obstinação, de idealismo, de cidadania, mas acho que você está malhando em ferro frio.

    Mas quer saber, não corre da raia não. Continua lutando.-

    ResponderExcluir
  10. Como deixou bem claro a Guta, os comentários anteriores já disseram tudo, e u assino embaixo de todos eles, principalmente do que disse o Cavaleiro Errante. A culpa é nossa. Nós erramos duas vezes. Por ação quando votamos em bandidos, e por omissão quando não fazemos nada prá corrigir o nosso erro.-

    O blog está de parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante a matéria da postagem. Ela nos dá a idéia do porque da destruição do meio ambiente. É o poder do dinheiro!

    Quem tem muito pode muito, e cada um vê apenas o seu interesse, sem se preocupar com o planeta. Sua luta é muito difícil, Carlos, mas é uma luta digna. Não desista dela nunca. Como você mesmo diz: O PLANETA AGRADECE, E NÓS TAMBÉM É CLARO!

    ResponderExcluir
  12. É como vc mesmo diz Carlos Roberto: Não adianta prender ou multar um cidadão que não compreende a extensão do seu erro, do mal que esteja causando. Acredito também que crianças e adolescentes devem ser educados para o planeta do futuro; Mas, tudo depende da boa fé e da vontade de nossos gonvernantes e empresários. As vezes tenho a impressão que estamos pregando em um dezerto.
    Precisamos sim fazer alguma coisa, continuando com nossa luta de um ideal "UM MUNDO MELHOR PARA NOSSOS FILHOS E NETOS"
    Se cada um de nós fizermos um pouco de nossa lição,conseguiremos inibir com os predadores.
    Teremos uma campanha vitoriosa no futuro.

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!