10 outubro 2009

O PRÉ-SAL E A POLUÍÇÃO


Estão parados nas gavetas dos órgãos do governo federal pelo menos 16 processos de criação de áreas marinhas protegidas. O objetivo da proteção é impedir a moradia e a prática de atividades econômicas nessas áreas.

Enquanto o ritmo de criação das áreas de conservação é de uma lentidão enervante e criminosa, a velocidade dos preparativos para se dar início à exploração do pré-sal impressiona.

Segundo técnicos da área, a reserva está espalhada por cerca de 800 quilômetros da costa brasileira e o seu uso trará impactos diretos e perigosos para o clima e a saúde dos aceanos. Segundo a Petrobrás, a captação e armazenagem do carbono - tecnologia conhecida como CCS (na sigla inglesa e ainda não viável técnica e comercialmente). Se o CCS não funcionar como esperado, ao fim da exploração de toda a reserva o Brasil emitirá ao longo dos próximos 40 anos cerca de 1,3 bilhão de toneladas de CO2 por ano.

O pior nisso tudo é que o governo federal sequer pensa em destinar recursos do pré-sal para a criação e manutenção de reservas marinhas, o que pode ter consequências gravissimas, pois quanto mais quente o mar, menor será a capacidade de absorção do CO2, e além disso, as concentrações excessivas de CO2 acarretam adidificação dos oceanos, fenômeno que compromete a saúde dos corais, berços mais importantes da biodiversidade marinha.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Lia, o Pre-Sal é o trunfo do PT para as próximas eleições. A mensagem subliminar é a seguinte: "No governo do PT foi descoberta a camada do pre-sal e, sob a administração do PT a Petrobras conseguirá para o país a tão sonhada autosuficiência. Como não teremos mais que importar, sobrará dinheiro para todo mundo".
    Chega a ser curioso. Até o ano passado, a Petrobras ainda não tinha tecnologia para retirar o óleo da camada de sal. Hoje já tem. Foi o Pré-Salto.
    Ecologia? Vida marinha? Preservação?
    Bem, o governo já sabe que nenhum ambientalista votará no PT e também sabe que a maioria das pessoas não está nem aí para a preservação do planeta. O negócio é viver os últimos dias da Terra com muito dinheiro no bolso. Se não fosse assim, esse governo não teria se reelegido.

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, Lia, agradeço por ter aceito o convite para nos ajudar no blog.

    Sobre a postagem não há muito que falar, já que a AnaKris esgotou o tema.

    A turma do PT não está preocupada com nada, com ninguém: "O negócio é viver os últimos dias da Terra com muito dinheiro no bolso"!

    Por que pensam dessa forma? Ambição, cegueira e ignorância. Nada mais que isso!

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!