17 março 2010

E AGORA?

A pesquisadora LIA GIRALDO DA SILVA AUGUSTO, especialista em risco químico da Fundação Oswaldo Cruz de Pernambuco, que faz parte de um grupo de pesquisadores reunidos em um congresso organizado pela Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, que acontece até o próximo dia 18 de março em Foz do Iguaçu, referindo-se aos produtos químicos utilizados, afirma que para combater o mosquito da dengue “daqui a pouco vamos eliminar nós mesmos”.

“Temos de sair de um programa paternalista e clientelista para um que promova a saúde. Enquanto não tomarmos medidas de saneamento haverá a necessidade de estratégias que tragam risco à população”, asseverou LIA, que chama a atenção ainda para o potencial carcinogênico e imunodepressor de alguns produtos. Presente encontro, o diretor de vigilância epidemiológica do Ministério da Saúde, EDUARDO HAGE, estranhamente, não quis comentar as declarações da pesquisadora.

Segundo outros pesquisadores, não há investimentos na análise de efeitos dos produtos aplicados em fumacês e pratinhos de plantas sobre a população, já que as pesquisas só dão destaque às pessoas que trabalham com os inseticidas. De acordo com LIA, a população não é comunicada sobre os possíveis riscos dos produtos e costuma inclusive cobrar seu uso durante epidemias. “Os agentes de saúde chegam até mesmo a chamar isso de remédio”, diz a especialista.

O assunto é grave, e já que Sua Excelência, o ilustre diretor de vigilância epidemiológica do Ministério da Saúde não quis tecer comentários sobre o tema, acho que qualquer outra "autoridade competente" deveria vir a público para esclarecer a denúncia da pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz de Pernambuco. Ou será que a saúde da população, principalmente a mais pobre e vulnerável, não dá IBOPE em época de eleições? 

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Esse tipo de crime, não sei se estou certa, poderia ser classificado como hediondo, não? Mas quem tem coragem de enfrentar o sistema? É mais fácil ficar buscando os holofotes da mídia com investigações sobre o Adriano "Imperador" e o Wagner "Love".

    ResponderExcluir
  2. Mas isso acontece porque, além da omissão das autoridades de saúde, os políticos de oposição são comprometidos com o governo federal. Por isso ninguém diz nada a respeito de um assunto tão grave. Vergonha!

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!