20 março 2010

MALUF NO PAÍS DA IMPUNIDADE



O livro ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, obra mais conhecida de Lewis Carroll, conta a história de uma menina que cai em uma toca de coelho e vai parar num lugar fantástico, mais ou menos a mesma situação de PAULO MALUF, um sujeito sem caráter que caiu na toca da política, um lugar não menos fantástico, onde impera a corrupção e a impunidade.

Segundo o jornal O Globo (20/03), o deputado federal PAULO MALUF (PP-SP) "foi incluído na lista de procurados da Interpol, que é uma espécie de polícia internacional. A informação foi divulgada nesta sexta-feira pelo Ministério Público de São Paulo. Com isso, o ex-prefeito de São Paulo pode ser preso ao entrar em um dos 181 países que são membros da Interpol. A decisão da prisão de Maluf pela Interpol não pode, no entanto, ser cumprida no Brasil. 

- Nenhum brasileiro nato pode ser extraditado, segundo a legislação - disse o promotor do Ministério Público (MP) de São Paulo Silvio Marques, acrescentando que as autoridades americanas não podem pedir para Maluf ficar preso no Brasil. 

Maluf foi incluído na lista de procurados, a chamada "difusão vermelha", a pedido da Promotoria de Nova York, nos Estados Unidos, após investigação conjunta de promotores brasileiros e americanos, iniciada no Brasil em 2001. Em 2007, a Justiça americana determinou a prisão de Maluf pelos crimes de conspiração, auxílio na remessa de dinheiro ilegal para Nova York e roubo de dinheiro público em São Paulo.
O deputado federal é acusado de desviar recursos das obras da Avenida Água Espraiada e remetê-los para Nova York, e em seguida para a Suíça, Inglaterra e Ilha de Jersey, um paraíso fiscal. Depois, segundo o MP paulista, parte do dinheiro era investida na Eucatex, empresa do ex-prefeito em São Paulo. 

Flávio Maluf, filho do ex-prefeito, acusado pela Justiça americana pelos mesmos crimes e no mesmo processo, também aparece na lista de procurados no site da Interpol. 

" Enquanto ele não estava na lista da Interpol, ele podia ir para qualquer lugar. Agora, não". 

Segundo denúncia do promotor americano Robert Morgenthau, Paulo Maluf teria enviado, de janeiro a agosto de 1998, US$ 11,68 milhões de fundos roubados para uma conta nos Estados Unidos, que teria servido de ponte para encaminhar o dinheiro para a Ilha de Jersey". 



O NOSSO PITACO

A passividade das autoridades brasileiras enoja. Para o Ministério Público de São Paulo, por exemplo, já parece ser um grande negócio o fato de PAULO MALUF estar na lista da INTERPOL, porque antes disso acontecer "ele podia ir para qualquer lugar. Agora não".

A explicação dada pelo promotor paulista ao O Globo no sentido de que "nenhum brasileiro nato pode ser extraditado"  também é ridícula e não nos interessa. Não é isso que a sociedade brasileira quer ouvir. Nenhum cidadão brasileiro decente quer a extradição de PAULO MALUF. Não! O que queremos, e deveríamos querer mais que os promotores americanos, é que ele vá para a cadeia e pague por seus crimes, até porque o dinheiro remetido ilegalmente para os EUA foi surrupiado dos cofres públicos, desviado dos programas de educação e lazer dos nossos filhos, dos projetos de melhor transporte e segurança dos nossos cidadãos, da saúde das nossas famílias!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

2 comentários:

  1. Realmente não se consegue entender. Deve haver alguma coisa muito errada com a justiça do Brasil. Enquanto país estrangeiro decreta a prisão de um político que desviou dinheiro brasileiro, ele continua um cidadão livre no Brasil. Pode?

    ResponderExcluir
  2. Não é preciso dizer mais nada, só repetir o que o blog já disse: "O que queremos, e deveríamos querer mais que os promotores americanos, é que ele vá para a cadeia e pague por seus crimes, até porque o dinheiro remetido ilegalmente para os EUA foi surrupiado dos cofres públicos, desviado dos programas de educação e lazer dos nossos filhos, dos projetos de melhor transporte e segurança dos nossos cidadãos, da saúde das nossas famílias!

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!