28 abril 2010

Yoani Sánchez: um grito de liberdade!


Yoani Sánchez caminha, com o apoio de uma muleta e a ajuda de uma amiga, depois das agressões sofridas em Havana, no dia 09 de novembro de 2009

O domínio espanhol sobre Cuba durou quatro séculos. No dia 10 de dezembro de 1898 a Espanha, depois de derrotada em um confronto militar, assinou com os Estados Unidos o Tratado de Paris, pondo fim à dominação espanhola na ilha. Durante quase quatro anos os Estados Unidos mantiveram a ocupação da ilha através de um governo militar. 

No dia 20 de maio de 1902 foi proclamada a República em Cuba, mas o governo norte-americano, em 1901, tinha convencido a Assembléia Constituinte cubana a incorporar um apêndice à Constituição da República, a Emenda Platt, pela qual se concedia aos Estados Unidos o direito de intervir nos assuntos internos da nova república, negando à ilha, bem como à vizinha Porto Rico, a condição jurídica de nação soberana, o que limitaria sua soberania e independência por 58 anos.

No dia 1 de Janeiro de 1959, comandado por FIDEL CASTRO, o exército rebelde derrotou o governo instalado, desligando-se definitivamente dos EUA. Atualmente, a República Socialista de Cuba é único país socialista do Ocidente.


No que se refere aos direitos humanos, os números mostram uma tendência de evolução desfavorável, nos últimos vinte anos. Em 1978 haviam entre 15 e 20 mil presos políticos em Cuba, número que subiu para cerca de 112 mil em 1986. Em 2006, apesar de uma redução substancial, ainda havia, segundo a Anistia Internacional, entre 80 a 80,5 mil prisioneiros políticos na ilha. Esse número continuou a cair significativamente nos anos seguintes. Em 2007, era de 234, e em 2008, 205. "O resultado óbvio é que segue a tendência, observada nos últimos 20 anos, da diminuição gradual de pessoas condenadas por motivações políticas", segundo a Comissão Cubana de Direitos Humanos, um grupo ilegal embora tolerado. Mas a comissão também chama a atenção para as mais de 1.500 detenções rápidas, feitas de forma arbitrária.

YOANI SÁNCHEZ, eu não sabia, é uma das blogueiras mais famosas do mundo. Por conta de seu trabalho ela já ganhou inúmeros prêmios internacionais, mas não pôde receber nenhum deles. Por que? Porque YOANI é cubana, e justamente por causa do trabalho que ela faz é que o governo cubano a impede de viajar para fora de seu país! E qual seria o trabalho de YOANI? Ela luta pela liberdade! Mas luta como? Ela é uma guerrilheira? Pega em armas? Não! Sua luta é no campo das idéias, das opiniões, e sua arma é a palavra! E mesmo assim, ou só por isso, ela é perseguida, já foi sequestrada, sofreu violências e tem seu blog censurado, mal conseguindo se comunicar com qualquer pessoa que esteja fora da ilha caribenha.

Tomei conhecimento do drama de YOANI através de uma reportagem do correspondente JORGE PONTUAL e a da equipe de produção do Milênio, da GloboNews, em Nova York. A equipe de jornalismo, mesmo depois de muitas tentativas, só conseguiu realizar a entrevista por telefone. Vale a pena ver algumas cenas e ouvir o drama narrado pela guerreira cubana!

No mesmo instante em que recomendei a leitura do blog de YOANI SÁNCHEZ, chamado GENERACIÓN Y, enviei-lhe o seguinte comentário:  

"Assisti, na GloboNews, a entrevista que você deu, por telefone, ao correspondente brasileiro Jorge Pontual e fiquei estarrecido. Todos nós sabemos que Cuba vive sob um regime ditatorial, mas o seu relato nos dá uma ideia mais clara de tudo o que está acontecendo no seu país, da brutalidade a que vocês vêm sendo submetidos há anos. O drama da sua gente e a luta que você trava emocionam, acredite!

Se um terço dos homens cubanos tivesse a sua coragem, pode ser que eu me engane, seu povo estaria livre há muito tempo, o que vai acontecer mais dia, menos dia, tenho absoluta certeza!

Vou acompanhar suas notícias pelo Generación (cuja leitura já estou recomendando aos leitores do meu blog) e vou levar o mais longe possível o grito de liberdade do povo cubano! A opinião covarde e omissa do governo LULA, creia, não tem o apoio da maioria da nação brasileira!"

Sei que a minha iniciativa, isolada, não fará a menor diferença na luta hoje travada por YOANI. Mas que ninguém se engane: sou apenas um pequeno elo na gigantesca corrente que se enrosca e vai esmagar o covarde regime que hoje dirige os destinos de seu país! Força, YOANI! Não desista da sua luta pela liberdade!


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

7 comentários:

  1. Não precisa ter QI elevado para perceber que a frase "Diz-me com quem andas e te direi quem és" encaixa-se como uma luva nessa estranha manifestação de apreço do cidadão Luiz Inácio Lula da Silva, que está presidente de nosso país, mas não dignifica o cargo, aliando-se a figuras abomináveis, avessas aos primados da liberdade, da justiça e do respeito aos direitos humanos, como Fidel Castro, o ditador irananiano, cujo nome não sei escrever nem quero aprender, e esse aspirate a ditador, alogoz do povo venuezelando, Hugo Chávez. Parabenizo a postagem dessa importante matéria, que é uma prova de que podemos estar submetidos hoje às leis do cão, mas com certeza não concordamos com elas e tudo faremos para reverter o quadro desfavorável que ameaça a paz e a liberdade na Latino-América.
    jornalsita Lino tavares

    ResponderExcluir
  2. QUE POST FANTÁSTICO!
    AMIGO ROBERTO
    Mais um super post que você nos presenteia, desta feita abordando um tema, digo, uma personalidade impar que está ajudando a romper o silêncio tirano que anda de mãos dadas com o povo Cubano, imposição está que fez centenas de vitimas ao longo das últimas décadas.
    Ainda bem, que os tempos são outros, outrora, a senhora, Yoani Sánchez, já teria ido para o Paredon.
    Grande Roberto, só defende o governo do senhor Fidel, quem não conhece Cuba, ou está narcotizado pela truculência, ou é sofre de profunda miopia e respira ares da bestialidade humana.
    Com tudo isso, eu sonho que muito breve todo o povo cubano respirará a liberdade, porque é um povo ordeiro, inteligente, trabalhador e honrado.
    Parabéns por mais um excelente post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  3. Todo e qualquer comentário é muito importante para o blog, Lino! Mas a manifestação de um jornalista como você, que conhece, e por isso mesmo pode aquilatar melhor o valor da liberdade de expressão e de pensamento, tem um valor especial.

    Já disse em outras oportunidades, que não costumo comentar a postagem onde já expressei meu ponto de vista, mas no caso de YOANI SÁNCHEZ a coisa é diferente. É uma mulher, desarmada, afrontando um regime! É preciso coragem!

    Por isso estou comentando. Para dizer que concordo quando você diz "que podemos estar submetidos hoje às leis do cão, mas com certeza não concordamos com elas e tudo faremos para reverter o quadro desfavorável que ameaça a paz e a liberdade na Latino-América".

    Um grande abraço e obrigado pelo apoio...

    ResponderExcluir
  4. Amigo, passei só para parabenizá-lo por mais um excelente post!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Fala amigo,não poderia deixar de ser solidário as suas palavras,e aproveito a oportunidade para homenagear essa mulher fantástica dizendo uma frase oportuna e que já foi (por ironia) um sonho de companheiros de Lula:"ACREDITO NAS FLORES VENCENDO OS CANHÕES"!
    Um grande abraço Roberto!

    ResponderExcluir
  6. Bem colocado, Elcio! Só que agora ele está do lado dos que se utilizam da artilharia pesada. É a ambição do poder, que faz esquecer os ideais, os sonhos e as flores!

    Obrigado pela força!

    ResponderExcluir
  7. Acho que esse foi um dos temas mais lindos abordados pelo blog até hoje. Não entendo porque tão poucas pessoas participaram com seus comentários.

    Essa mulher, Yoani Sánchez, é uma heroína.

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!