21 maio 2010

CIÊNCIA OU BRINCADEIRA DE DEUS?

CRAIG VENTER, geneticista responsável pela decodificação do genoma humano, anunciou ontem a criação do que se pode chamar de vida artificial. A primeira célula sintética criada pelo grupo de VENTER abre novos caminhos para a biologia, que vão desde a criação de micro-organismos programados para funções específicas, como produzir vacinas e combustível, até o questionamento sobre a origem da vida.

No estudo, o grupo descreve o passo a passo da criação totalmente artificial do cromossomo de uma bactéria e sua transferência bem sucedida para uma outra bactéria, em substituição ao DNA original. Quando ativada pelo genoma sintético, a célula começou a se replicar e a produzir proteínas. VENTER definiu sua criação como "a primeira espécie do planeta que se autorreplica e cujo pai é um computador".

- Achamos que se trata de um passo importante, tanto científica quanto filosoficamente - afirmou o geneticista em entrevista à revista SCIENCE, onde a pesquisa foi publicada.


A reconstrução de formas biológicas a partir apenas da informação genética já foi experimentada com vírus, entre eles o da pólio e o da gripe de 1918, mas eles são considerados entidades biológicas autônomas que para se reproduzir dependem das estruturas das células que infectam, o que não acontece com as bactérias.

Na entrevista VENTER afirmou ainda:

- Trata-se da primeira célula sintética já feita e a chamamos de sintética porque a célula é totalmente derivada de um cromossomo sintético, feito com quatro garrafas de produtos químicos e um sintetizador, a partir de informações arquivadas num computador. Partimos de uma célula viva, mas o cromossomo sintético a transformou totalmente numa nova célula sintética.

Construir um genoma do nada e o utilizar na criação de vida artificial é um sonho que CRAIG VENTER vem acalentando há cerca de 15 anos, e a nova descoberta o deixa muito próximo de seu objetivo, que é projetar organismos que funcionem de forma diferente da natural e que possam ser usados numa enorme variedade de funções. Seu grupo já trabalha, por exemplo, num projeto onde tentam transformar algas em produtoras de combustível, mas há outros projetos onde se busca acelerar a produção de vacinas e melhorar a produção de compostos químicos. Estão planejados também micro-organismos capazes de retirar CO2 da atmosfera, o que se imagina ser uma grande solução futura para o aquecimento global.

Para uns, a humanidade está diante de um momento decisivo no campo da genômica sintética. Outros, porém, acham que o homem está querendo "brincar de Deus", avançando demais em sua ambição de controlar totalmente a natureza.

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

3 comentários:

  1. Era previsto que a ciencia se evoluiria..mas no entanto porém o homem tem que tomar cuidado para não se alto destruir,gostei a paz

    ResponderExcluir
  2. Por minhas convicções religiosas, creio que somente Deus e mais ninguém ou nada poderá ter participação.
    abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Por que não nos preocupamos mais com os benefícios para doenças, plantações, combustíveis e outras coisas que essa pesquisa pode trazer do que com o fato de infringir algum tipo de filosofia religiosa?

    Oras, se Deus achar que isso vai contra seu papel ante à humanidade, ele, por certo, tomará alguma provisão. Mesmo que nos bastidores.

    Ótima postagem.

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!