29 agosto 2010

DIA DE COMBATE AO FUMO

No início é apenas uma questão de curiosidade, às vezes provocada pelo contato com fumantes. Em alguns jovens é uma questão de aceitação social. Em outros, principalmente os do sexo masculino, pura auto-afirmação.

Esses são alguns dos inúmeros motivos que levam um jovem a colocar o primeiro cigarro na boca. Muitos deles entram nessa cortina de fumaça antes de completar a maioridade. Pesquisas mostram que o fumo é responsável por 30% das mortes ocasionadas por câncer, sendo que em 90% dos casos, o pulmão é o alvo principal.


Além disso, o fumo está ligado à origem de tumores malignos em oito órgãos: boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga, além do pulmão, colo do útero e esôfago.

A principal substância ativa encontrada naturalmente no tabaco – matéria prima que dá origem ao cigarro – é a nicotina, poderoso estimulante do sistema nervoso central. Com o início do consumo dessa substância, o cérebro exige quantidades cada vez maiores, e isso explica porque as pessoas se tornam viciadas na nicotina. Apenas na fumaça do cigarro existem mais de 4.770 substâncias tóxicas como nicotina, alcatrão, monóxido de carbono e até elementos radioativos como polônio 210 e cádmio, que também são encontrados nas baterias de carros.

- O tabagismo, doença caracterizada pelo vício ao cigarro, foi conceituado pelo Código Internacional de Doenças - CID como sendo um grupo de transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas (drogas de atuação sobre o sistema nervoso central), explica Roberto Rodrigues Junior, médico pneumologista do Med Imagem - Medicina Diagnóstica.

Os danos trazidos pelo cigarro são inúmeros. Após a tragada, a fumaça leva sete segundos para chegar ao cérebro e há aumento da frequência cardíaca e pressão arterial. Após três meses, o vício já está instalado e há a diminuição progressiva do olfato e paladar. Engana-se quem se acha capaz de parar de fumar quando quiser.

Várias são as doenças associadas ao fumo, e entre as principais estão:
  • Câncer: o fumo é responsável por 30% das mortes por câncer, e por 90% dos casos de câncer de pulmão.
  • Doenças coronarianas: 25% dos casos de angina e infarto decorrem do fumo.
  • Doenças cérebro-vasculares: 25% dos casos de derrames cerebrais se associam ao fumo.
  • Doenças pulmonares obstrutivas crônicas: em 85% dos casos, a doença está relacionada ao uso do cigarro.
Outras doenças como aneurismas arteriais, úlceras digestivas e infecções respiratórias estão também ligadas ao tabagismo. Para as mulheres, o fumo ainda pode afetar a fertilidade. Além disso, aumenta a possibilidade de parto prematuro ou abortamento e implica em menor crescimento do feto. O consumo de um a quatro cigarros por dia já é suficiente para que estas circunstâncias ocorram.

Em ex-fumantes, os riscos de doenças são reduzidos de 50 a 70%, mas não de imediato. Os malefícios acarretados pelo tabagismo demandam anos para serem revertidos.

Informações que podem (e deveriam) estimular o fumante a abandonar o cigarro:
  • Ao parar de fumar, em apenas 20 minutos seu pulso volta ao normal.
  • Após oito horas, o nível de oxigênio no sangue aumenta.
  • Em 24 horas, o pulmão fica mais limpo.
  • Depois de dois dias, o paladar e o olfato melhoram sensivelmente, além de a respiração e o nível de energia terem uma melhora considerável.
  • Depois de duas semanas a três meses, o sistema imunológico fica mais ativo.
Hoje é dia 29 de agosto, o Dia de Combate ao Fumo!
Mostre que você é apaixonado(a) por si próprio(a) e pare de fumar!

Mas se você não tem pressa de morrer, continue fumando.
O cigarro mata bem devagar!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

5 comentários:

  1. Carlos,
    Bela iniciativa de mostrar a todos os males que o fumo causa que muitos fumantess ainda insistem em não vê.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Fábio!

    O objetivo do post é exatamente chamar a atenção para algo que algumas pessoas insistem em não ver: todo mundo vai morrer um dia, mas o cigarro acelera esse processo.

    Um abração...

    ResponderExcluir
  3. Pois é. Mesmo com essa extensa lista de mals, a legião do cigarro parece só aumentar. Não consigo entender a graça nisso.

    ResponderExcluir
  4. Helder:

    Ainda há muito o que fazer em termos de políticas educativas e repressivas sobre o fumo, mas o número de fumantes no Brasil caiu em cerca de 40% nos últimos anos, mas aqui ainda ocorrem cerca de 200 mil mortes anuais em razão do tabagismo.

    É muita coisa e algo precisa ser feito!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  5. meu pai faleceu dia 25/05
    causa tabagismo
    gente quem viu ele no hospital com falta de ar ligado no oxigênio e não conseguia respirar e foda
    1 coisa tao pequena e faz tanto mal
    e triste que fumante não admite que cigarro mata

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!