13 agosto 2010

Preconceito, uma peste a ser combatida

Minha intenção era comentar o tema, mas depois que li a matéria resolvi manter seu original, que foi escrito por Fernando Alcântara de Figueiredo, sargento licenciado do Exército, hoje escritor, ativista político em Direitos Humanos, membro do Grupo Tortura Nunca Mais, do Estado de São Paulo e autor do livro Soldados Não Choram, publicado pela Editora Globo.

Acho que não há ninguém melhor que ele para comentar o assunto, que demonstra como a intolerância e a discriminação ainda existem em vários pontos desse Brasil tão cheio de cores e liberdade. Leia o texto com atenção:

"Causou espanto a notícia de que as Forças Armadas poderão exigir exames de HIV dos alunos da Escola Militar e vetar aqueles que forem soropositivos, impedindo sua carreira e destruindo seus sonhos.

Desde os anos 80, essa discussão é cercada por uma prática dolorosa. O surgimento da doença que dizimava vidas em pouquíssimo tempo assustou o mundo naquela época. Especulações atingiram a opinião pública mundial e causaram grande constrangimento aos vulneráveis. Essa onda de caça às bruxas, certamente, tem suas bases num preconceito existente há séculos onde se expurga da sociedade os considerados "diferentes" – que assim passam a ser estigmatizados. No início, a síndrome chegou a ser chamada de peste gay. Mas a medicina proporcionou grandes avanços e o assunto foi recolocado, pelo menos em parte, no seu lugar. A cultura mudou, e a sociedade começou a enxergar no antigo “diferente” um ser humano que, como todos os outros, poderia estar doente ou não, livrando-o do estereótipo que lhe reduzia a condição humana.

Lamentavelmente, enquanto conceitos são reestruturados e a própria sociedade avança em bases democráticas humanitárias, nossas Forças Armadas mergulham num obscurantismo fundamentalista, que tenta marcar definitivamente os "desiguais", homossexuais ou heterossexuais, cultivando uma política de constrangimento na fomentação do ódio gratuito. É dever de todos os povos rechaçar este comportamento que representa segregação social. Uma espécie de culto ao sofrimento. Nossa Constituição exige o fim de toda e qualquer forma de discriminação. Mas a lei Magna é contrariada por alguns chefes militares que, pelo jeito, não estão habituados às ordens democráticas.

Não existe ampla liberdade nas Forças Armadas de nosso país. Engana-se quem acredita que isso ocorra somente com os homossexuais. Para exemplificar, podemos afirmar que não há um só general negro no Exército do Brasil. O único que ascendeu foi inexplicavelmente aposentado compulsoriamente, mesmo sendo os afro-descendentes maioria no Brasil. A Marinha até hoje se mostra intransigente em reconhecer João Cândido herói nacional. Ele era negro e sua luta, conhecida como Revolta da Chibata, de 1910, extinguiu o castigo físico nos quartéis. Não há uma única mulher em postos de comando, embora elas se façam presentes em diversas profissões e representem mão de obra tão especializada e eficiente quanto os homens.

Por tais motivos, devemos nos preocupar muito com a frágil relação das Forças Armadas com a democracia. A democracia já foi arranhada com o poder de polícia dado às nossas Forças Armadas, para prender a qualquer dia e qualquer hora da noite quem quer que seja, por qualquer razão, nas fronteiras do país.

Afirmar que a repulsa nas escolas militares de jovens portadores de HIV tem relação com possíveis "traumas decorrentes da atividade que possam provocar sangramento, num cenário de insegurança a terceiros” é uma indisfarçável apologia à discriminação. A UNAIDS já expediu parecer técnico firmando entendimento de que “os infectados com o HIV não possuem restrição alguma a qualquer tipo de atividade profissional”. A relação de causa e efeito argumentada pelo comando militar, portanto, além de infundada é arbitrária. Representa afronta à dignidade humana à medida que os muros dos quartéis se mostram intransponíveis à democracia".

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. Estimado amigo, onde quer quer seja, o preconceito é uma atitude que estraga a vida de muita gente. É um pensamento que leva a conclusoes conflitantes com fatos por ser julgado erroneamente. Varia de intensidade e a distorção levada aos ventos piora o quadro de quem está sofrendo por isso. Eu sofri discriminação e perseguição por pessoas sem discernimento, então imagino o terror que é quando alcança proporções descontroladas. Interessante que quem distorce, sendo uma pessoa manipulavel, consegue "fazer a cabeça" de um grupo contra um ou outro grupo.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, Sissym, "assim caminha a humanidade" (plagiando famoso filme homônimo). É mais fácil criticar, condenar, destruir, que tentar compreender, buscar razões para sentimentos e atitudes.

    No Brasil, em especial, distorcer idéias, fatos e situações é muito simples, pois o grau cultural da maioria da população é baixo, o que a torna vulnerável a qualquer tipo de influência. Os "Faustões" da vida estão aí mesmo para comprovar isso!

    Mas quem tem consciência, luta! É o que, na minha humilde opinião, devemos continuar a fazer!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  3. Olha, Bob, sem comentários! Tô pasma. Fiquei sabendo de fatos que nunca me passaram pela cabeça: não há generais negros? Não há mulheres em postos de comando?
    Sempre concordei com a fala de Geraldo Vandré, mas passados tantos anos e em pleno século 21 pensei que algo havia mudado.
    abçs
    Atena

    ResponderExcluir
  4. Nada mudou, Atena!

    A idéia do militar machão (ainda que só na aparência, porque os quartéis tem muita gente no armário) continua mais viva que nunca. Generais negros? Nem pensar! Mulheres comandando é uma idéia utópica!

    Por isso é sempre atual a mensagem do Vandré: "Há soldados armados, amados ou não; quase todos perdidos de armas na mão; nos quartéis lhes ensinam antiga lição; de morrer pela pátria e viver sem razão...

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  5. Olá Carlos,
    Todos têm lindos discursos sobre preconceito, mas tenho sentido um forte preconceito aqui no DiHITT, e ao meu ver todos acham normal. Como pode alguém simplesmente depreciar minha religião? Isto é preconceito?
    No mundo em que fui criada sempre que voce denigre a imagem de um ser humano (raça, religião, deficiência, peso) é chamado de preconceito ou eu aprendi errado?
    Meu carinho

    ResponderExcluir
  6. Você tem toda a razão, Silvana!

    Qualquer ato que desmereça alguém em razão da raça, religião, deficiência física ou aparência, é preconceituoso e deve ser rechaçado.

    Você aprendeu certo!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!