14 agosto 2010

QUEM NÃO SE LEMBRA DE CYNDI LAUPER?

Como tenho feito costumeiramente, mais um fim de semana, mais um vídeo de uma canção dos bons tempos. Hoje me lembrei de Cynthia Anne Stephanie Lauper Thornton, ou simplesmente Cyndi Lauper, a exótica menina que encantou o mundo com sua voz aguda na década de 70. Ela nasceu em 22 de junho de 1953, em um hospital do bairro nova-iorquino de Queens, não muito longe da casa dos pais, no Brooklin - EUA.

Só não contem para ela que eu revelei sua data de nascimento aqui no Dando Pitacos. Ela não gosta de falar sobre isso. Quando alguém toca no assunto, ela usa sua resposta padrão: "o que eu sou, um carro"? O pai Fred Lauper trabalhava em uma companhia de navegação e, na adolescência, seus interesses variavam da arqueologia a tocar xylophone. Sua mãe vivia atarefada cuidando dela, da irmã mais velha, Ellen e do irmão mais novo, Butch. Os pais de Cyndi divorciaram-se quando ela tinha apenas cinco anos de idade e sua mãe acabou tendo de se mudar com as crianças para Ozone Park, em Queens.

Até hoje a conversa de Cyndi é impregnada pelo sotaque do bairro. Os primeiros discos que Cyndi ouviu eram de sua mãe, com para Eileen Farrel e Louis Armstrong. Mas o maior acontecimento musical de sua vida foram os Beatles. Ela sempre conta que ficava fascinada com a voz de John Lennon e tentava repetir a harmonia do grupo enquanto lavava pratos com a irmã. Segundo ela, sua voz não soava nada parecida com a de John e isso deixava desapontada, chegando ao ponto de parar de cantar. Seu primeiro violão era da irmã, e foi com ele que ela aprendeu a tocar Greens levees e foi batalhar no cenário folk da época.

Cyndi obteve sucesso cantando em parques e barzinhos, trajetória que ela não conseguiu repetir na vida escolar. Ela sentia que se identificava com a música e a arte, mas não conseguia demonstrar isso satisfatoriamente.

- "Eu tirava zero em arte e fui para uma escola de arte, a Fashion Industries. Então me colocaram na classe dos gênios irrealizados e fracassei nessa também, me dei mal tantas vezes que finalmente abandonei tudo e peguei meu General Equivalency Diploma".

Sua mãe parecia que estava se matando, mas sempre tentava ser feliz.

- "Acho que o motivo por eu ser o que sou vem de observar minha mãe e as mulheres da minha família e da vizinhança. É engraçado, na vizinhança você vê as mulheres como adolescentes e depois às vê crescer com os filhos, tudo enquanto você tem de 5 a 10 anos, e você as vê assumirem a mesma expressão no rosto, igualzinha à que você vê no da sua mãe, esta é a vida das mulheres".

Mas Cyndi não queria essa vida, tanto que aos 18 anos saiu de Ozone Park sem nenhum arrependimento.

- Eu já pensava nisso há alguns anos, portanto já era tempo.

Enquanto trabalhava fazendo bicos, Cyndi conheceu Bob Barrel, um artista com 60 anos de idade, com quem estudou algum tempo. Bob a introduziu na poesia e na política, além de lhe indicar alguns livros de autores importantes. Inspirada, Cyndi foi com o seu cachorro Sparkle para o Canadá, onde passou duas semanas nas florestas ao norte de Toronto, dormiu em barraca. Depois voltou para os Estados Unidos. Cansada de Nova York, ela se mudou para Vermont, onde freqüentou uma escola de arte perto de Stowe, trabalhando como garçonete e agarrando tudo que aparecesse. Pouco tempo depois, meio desiludida, ela resolveu voltar para Ozone Park.

- Voltei para fazer o que eu sabia fazer, isto é, cantar. Ninguém precisou me ensinar como cantar.

Essa suposição mais tarde se provaria tecnicamente incorreta, mas a atitude estava certa. Em 1974 ela descolou trabalho como vocalista de apoio e dançarina numa banda de baile de Long Island chamada Dov West, que só tocava cover de disco music, coisa que Cyndi detestava. Claro, logo puxou o carro sem ficar com saudades. Em seguida Cyndi começou uma banda chamada Flyer, mais orientada para o rock & roll, com repertório na base de Rolling Stones, Rod Steward, etc. Em 1977, Cyndi Lauper foi chamada para gravar uma música chamada You Make Loving Fun achando que iria receber um bom dinheiro, mas acabou levando uma ninharia, cerca de doze dólares. Lembrando deste fato a cantora só descobriu vinte anos depois que a gravadora lançou um single dele no qual ela ficou um pouco espantada. Depois de três anos imitando Jagger e Stewart, sua voz estava numa pior e, quando Cyndi chamou uma amiga para substituí-la na banda, esta lhe recomendou que fosse ver Katie Agresta, uma competente professora de canto de Manhattan. Katie conta que encontrou Cyndi em péssimo estado.

- Quase não podendo falar, três médicos lhe haviam dito que ela nunca mais poderia cantar. Mas Katie ensinou-lhe exercícios vocais e aquecimentos, e indicou-lhe uma dieta apropriada. E devagarzinho Cyndi voltou a cantar.

Com a voz restaurada, Lauper foi cantar em um Night Club de Manhattan. Ted Rosemblatt, seu empresário na época, foi assisti-la uma noite e levou consigo um compositor chamado John Turi, que também tocava teclado e saxofone. Cyndi e John logo se tornaram amigos e começaram a compor juntos algumas canções.

Por volta de 1978, eles tinham formado juntos uma banda de rock estilo anos 50, chamada Blue Angel. Na primavera de 1979, alguns K7 demos da Blue Angel chegaram às mãos de Steve Massarsky, um advogado, mas ele não ficou impressionado:

- "A fita era horrível. As canções eram ruins e mal tocadas".

Mas Massarsky gostou da voz de Cyndi, tanto que foi conferir o Blue Angel ao vivo num clube de nome Trax.

- "Quando Cyndi apareceu no palco foi como mágica, eu nunca tinha escutado nada parecido, fiquei apaixonado, ela era magnífica", recorda o advogado.

O entusiasmo foi tão grande que ele pagou 5.000 dólares para comprar o contrato que Cyndi mantinha com Rosemblatt. Logo depois ele montou um show para o Blue Angel e convidou toda a indústria fonográfica para assistir. A reação lembra-se, foi desanimadora.

- "A cantora é maravilhosa, livre-se da banda", foi o que ouviu dos amigos.

O resto dessa história todos nós já conhecemos: Cyndi Lauper se tornou uma estrela! Exemplo disso está no vídeo logo aí embaixo, onde ela aparece cantando All Through the Night, que até o momento dessa postagem registrava 2.221.889 acessos no You Tube.




Fonte: Wikipédia


Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

26 comentários:

  1. OLá Roberto querido!
    Claaaaro!!! Poxa, Cindi Lauper!! Ainda hoje escutei "time after time", música linda, de uma época maravilhosa! Adoro a voz dela e mesmo aquele jeito de maluquinha na época, era um charme.
    Grande remember, amigo!
    Beijos,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Jackie!

    Eu também sou apaixonado pela a Cyndi Lauper, uma "doidinha" adorável naquela época, mas uma senhora bem mais comportada hoje. Uma estrela que nunca vai se apagar!

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  3. Carlos, quem não se lembra da Cyndi??? Ela era e é maravilhosa. Bons tempos de embalos ao som dessa musa. Adoro!!! Conheço muitas músicas e ouço até hoje essa diva dos anos oitenta.
    Recentemente, ela fez um CD de blues, muito bom também. Que ótima lembrança! Beijos pra ti!

    Essa música é uma das minhas preferidas!

    ResponderExcluir
  4. Não sei se o comentário salvou. A coisa está bem complicada hoje... Mais tarde eu volto pra ver.

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo
    sua postagem aproximou três gerações em volta de um note,
    a vó disse bons tempos..., a esposa disse lembra amor?... e o filho disse: depois você critica a Lady Gaga...
    Eu digo: excelente post,
    agradeço pela oportunidade de demonstrar as novas gerações que vivemos e crescemos ouvindo boas musicas.
    Abraços,
    Vitor.

    ResponderExcluir
  6. bahhhhhhhhh i se lembro
    ja fui mega hiper fã desta guria
    adorooooooooo a musica true color dela
    boa lembrança
    e post riquissimo em detalhe
    bjim guri

    ResponderExcluir
  7. Olá Roberto,

    Esta louca maravilhosa tinha uma voz bem aguda.. eu ria quando ouvia Girls Just a Have Fun (ou algo parecido)

    Abraço

    Geraldo

    ResponderExcluir
  8. Realmente, Geraldo!

    Uma "louca maravilhosa" que ainda hoje enlouquece corações pelo mundo todo.

    Um abração...

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, Juci!

    Você tem motivos pra gostar de "true color". É uma linda canção e um dos maiores sucessos da Cyndi. Ainda vou postá-la no Dando Pitacos, com certeza!

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  10. Seu comentário é interessante, Victor!

    Os grandes sucessos da música, não importa se nacional ou internacional, sempre atraem várias gerações. O que é bom, belo, gostoso de ouvir, não conta tempo!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  11. Obrigado pelo comentário, Luciana!

    Ela realmente foi uma "diva" dos anos 70 e 80. Seu jeitinho meio doido e exótico e suas canções fizeram-na inesquecível. Já ouvi algumas músicas do novo CD que ela gravou. Lindas!!!

    Um grande beijo...

    ResponderExcluir
  12. Seu comentário foi salvo, Luciana!

    Um abraço...

    ResponderExcluir
  13. Linda música,exelente cantora ,gostei muito de lembrar Cyndi Lauper.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Valeu, Fatima!

    Lembrar Cyndi Lauper faz bem à alma e ao coração. Ela foi e continua sendo uma das maiores musas do pop mundial.

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  15. Fui conhecer as musicas da Cindy quando fui morar em Salvador. A turma fazia festa demais daquelas "americanas" Daí rolou musica como essa do seu post. Daí comprei o Disco vinil dela, que o meu pai fez o favor de pegar e abanar um churrasco, e quebrou meu disco em pedaços.
    ahahahah
    Fiquei a ver "true Colors"
    ahahaha
    abçs

    ResponderExcluir
  16. Dancei muito nessas festinhas americanas (aquela dança agarradinha). A bebida (principalmente o famoso cuba-libre) era nossa, e os salgadinhos com as meninas. Bons tempos! Boa música! Papos divertidíssimos e muita paquera...

    Agora, abanar fogo de churrasco com a Cyndi Lauper é pura maldade, rsrsrs...

    Um abração, Diego!

    ResponderExcluir
  17. E ela acabou de gravar um CD só com os standards do Blues.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. È isso aí, Jorge!

    Eu já ouvi duas músicas, que achei lindas. Fiquei impressionado como ela se encaixou perfeitamente ao blues.

    Valeu por mais essa visita!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  19. Olá, Me tornei uma seguidora do seu abençoado blog,
    Sou Lauriete Rodrigues de Almeida, nascida no dia 23 de fevereiro de 1970 em Vitória-ES, filha de Joaquim de Jesus Pinto e Laurinete Amélia Rodrigues Pinto e tem dois irmãos, Levi e Áquila. Sou casada com Reginaldo Almeida e temos uma filha chamada Julia Acsa. Eu e meu esposo, que é evangelista, somos membros da Assembléia de Deus em Ibes, Vila Velha-ES.

    Canto desde os 5 anos de idade e com 7 anos já cantava e tocava violão na igreja. Somente aos 12 anos de idade gravei o meu 1° disco (vinil). Com uma carreira abençoada, tenho gravado quase um CD por ano. Atendo convites por todo país e por todo mundo. A Minha fidelidade, seriedade e compromisso com as coisas de Deus, fazem com que minha agenda seja muito concorrida. já cantei em todo território brasileiro e tambem ja viajei para cantar em muitos outros países.

    Com uma carreira de 27 anos, com 24 CDs gravados, Sou um destaque no meio gospel capixaba, nacional e internacional.Ao longo de minha carreira, conquistei alguns prêmios como discos de ouro e de platina.

    Além de cantar, ser mãe, ser esposa, administro, junto com meu esposo, a nossa produtora fonográfica Praise Records, com sede em Vila Velha-ES, que também produz alguns CDs de outros grandes cantores. Além disso, Eu e Reginaldo também atendemos o povo capixaba em nossa loja Lauriete Music, localizada na capital do estado, com todo artigo evangélico.
    www.lauriete2010.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Adoro essa música, e Cindy Lauper. Ela é a cara dos ans 80, embora tenha começado nos 70. O tema dos Goonies, True Color e outras mais fizeram sucesso e embalaram os romances de muitos adolescentes na época. Lembro de na época achá-la com voz de criança, mas gostava mesmo assim. Beijos.

    ResponderExcluir
  21. É verdade, Daniela, você tocou num ponto interessante. Quando ouvi a Cyndi Lauper pela primeira vez, também tive a impressão de que era uma menina cantando, e quando a vi, dias depois, numa fotografia de revista, eu a achei muito “doida”. Uma doidinha maravilhosa, que como você disse, embalou muitos momentos românticos com suas canções.

    Pena que o tempo passa pra todo mundo!

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  22. Lauriete:

    Parabéns por todas as suas conquistas e toda a sua obra. Desejo-lhe muita sorte no pleito eleitoral que se avizinha.

    Mas você esqueceu o objeto da postagem: e a Cyndi Lauper?

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  23. Não cheguei a ver a Cyndi Lauper no auge da carreira, porque nasci em 1988, mas já ouvi várias gravações dela, todas maneiríssimas.

    Por curiosidade, andei lendo os comentários postados pela turma aí de cima, e também não entendi o que foi feito pela Lauriete 2010.

    Por isso, Carlos Roberto, acho que sua pergunta foi muito bem colocada: "e a Cyndi Lauper?"

    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  24. Você não teve a chance de assistir à Cyndi Lauper no auge da carreira, mas pelo menos a conhece, por ouvir suas músicas.

    Em relação ao comentário da Lauriete, sua pergunta foi bem colocada: "e a Cyndi Lauper?"

    Um abração...

    ResponderExcluir
  25. Nossa , claro que eu lembro , inclusive já até fui em uma festa a fantasia, faz tempo rs, vestida de Cyndi Lauper, com direito a cabelos coloridos hahaha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Então você realmente conheceu a Cyndi, Ana!

    Os cabelos coloridos foram uma de suas características principais, quase uma marca registrada, uma logo, na linguagem mais moderninha.

    Um beijão...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!