30 novembro 2010

Feliz Natal!!!

Que comemoração é essa que consegue envolver toda a humanidade e é tida por muitos como a maior festa da cristandade? Que fluídos mágicos ela possui, a ponto de encher os nossos corações de todos os sonhos possíveis e imagináveis? Que época é essa onde toda a fantasia é permitida, até mesmo nos corações mais endurecidos? Essa festa é o Natal!

Ainda que alguns de seus símbolos, como a neve, o trenó e as renas, não façam parte do nosso cotidiano, ninguém consegue ignorar a data, cujo personagem central é um velhinho vestido com roupas de lã vermelha e calçando botas, pura ilusão para a grande maioria, mas um sonho de amor e paz para os que ainda acreditam na magia de um presente, por mais simples que ele seja, no abraço de um amigo ou parente, enfim, na utópica confraternização entre os povos.


Mesmo quem não reconhece a data, acaba fazendo concessões: é um presentinho aqui, outro ali, um cartão de Natal, um cumprimento, uma estrelinha na porta da casa, algumas luzes que acendem e apagam.

Segundo li, e me perdoe quem tiver definição melhor, a comemoração do Natal vem da distante Idade Média, quando a Igreja Católica criou a data em substituição a uma festa mais antiga do Império Romano, a do deus Mitra, que anunciava a volta do Sol em pleno inverno do Hemisfério Norte. Segundo consta, a adoração a Mitra, divindade persa que se aliou ao sol para obter calor e luz em benefício das plantas, teria sido levada a Roma no último século antes de Cristo, tornando-se uma das religiões mais populares do Império.

A data da comemoração ficou conhecida pelos cristãos como o dia do nascimento de Jesus Cristo. Conta a Bíblia que um anjo surgiu e disse a Maria que ela daria a luz a Jesus, o filho de Deus. Na véspera do nascimento, ela e o marido, José, viajaram de Nazaré para Belém, lá chegando na noite de Natal. Sem um lugar para dormir, eles tiveram que se acomodar em um estábulo. Foi ali, entre bois e cabras, que Jesus nasceu, foi enrolado em panos e deitado em uma manjedoura.

Muitos se apressaram a visitar o local, inclusive três reis magos, que viajavam há dias seguindo uma estrela. Quando chegaram ao estábulo, ofereceram presentes ao menino: ouro, mirra e incenso. No caminho de volta, espalharam a notícia de que Jesus Cristo, o filho de Deus, havia nascido.

Não sei qual é a sua crença, mas isso não importa! O que conta é que estamos em tempos de sonhar: com muito amor, saúde, paz e fraternidade! É isso que desejo a todos os amigos que prestigiaram esse pequeno espaço da blogosfera!



FELIZ NATAL E UM MARAVILHOSO ANO NOVO!!!

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

14 comentários:

  1. Adoro esta época de festas, sem me importar com crédulos, gosto das reuniões e confraternizações.
    Abraços forte

    POs Sinto falta de sua visita em meus posts.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Príncipe!

    A época é de confraternização, sem rótulos!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  3. É uma época linda , de encontros, dos sonhos das crianças, mas também uma data de reflexão,para com os menos favorecidos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, Fatima!

    Por maiores que sejam os nossos problemas, há sempre alguém em pior situação. Não podemos nos esquecer deles!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  5. Olá Roberto querido!
    Não importa como cada um define essa época! O importante é podermos entrar no "clima" e , como você bem escreveu, parece que todos os sonhos se tornam possíveis e imagináveis, onde renovamos a fé e a crença de que dias melhores virão, com pessoas mais conscientes e humanas, menos egoístas e tolas. Que possamos todos nos revestir de sentimentos nobres e que, assim, os coloquemos em prática, não apenas nessa época festiva, mas por todos os dias de nossa vida!
    Feliz Natal a você também, meu amigo!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  6. Com certeza, Jackie!

    Você trouxe o que faltou ao texto. Esse deve ser o pensamento fixo em cada mente, em cada coração: "fé e a crença de que dias melhores virão, com pessoas mais conscientes e humanas, menos egoístas e tolas"!

    Um grande beijo...

    ResponderExcluir
  7. Sabe amigo, Carlos Roberto, o que me deixa triste? É que nessa época, as pessoas pensam mais mesmo é no consumismo, do que no significado do Natal...
    Mas, não invalida sua bela homenagem; gostei do post. Parabéns!
    Beijossssssssss

    ResponderExcluir
  8. O objetivo da postagem é exatamente esse, Neusa: despertar a atenção das pessoas para o valor fraterno da data, da comemoração, que deveria marcar um encontro com a humanidade. É uma pena que muitos não entendam isso, não é verdade?

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  9. FELIZ NATAL!
    Amigo CARLOS ROBERTO:
    Salve Esta Data Especial!desejo de todo o meu coração que luzes de bênçãos sejam uma constante neste natal e por toda a eternidade...para você e sua família!
    De Coração,
    LISON.

    ResponderExcluir
  10. O Natal é uma grande festa de confraternização que a humanidade tem, todos em comum acordo e sentimentos mútuos, ou seja, queremos a mesma coisa, amor, paz e realizações.

    Que Deus nos ajude a melhorar esse mundo, a começar por mim!

    Feliz Natal a todos vocês seguidores do blog!
    A você também meu amigo Roberto.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo comentário, Ediléia!

    Você tem toda a razão: o mundo precisa melhorar, e as mudanças têm que começar por cada um de nós!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  12. "Se a gente é capaz de espalhar alegria
    Se a gente é capaz de toda essa magia
    Eu tenho certeza que a gente podia
    Fazer com que fosse Natal todo dia "

    Roupa Nova

    Que no próximo ano façamos o natal todos os dias.

    Abraços
    Carlos

    ResponderExcluir
  13. Concordo com você, Apoena!

    Nem precisava ter Papai Noel, trenó ou renas, não é mesmo? Bastaria que a riqueza fosse melhor repartida (e olhe que não estou falando de igualdade) e o dia-a-dia de todos seria melhor.

    Mas isso, meu amigo, é utopia, principalmente no Brasil, onde a classe dominante só vê seus próprios interesses, no que é ajudada pelos políticos, que só se lembram do povo na hora do voto.

    Mas continuar sonhando com dias melhores não é proibido, não é verdade?

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!