02 novembro 2010

A insensibilidade com a cultura indígena


Liana Utinguassú é escritora, palestrante e servidora fundadora presidente da OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público Yvy Kuraxo - Coração da Terra, Consultora em Temáticas Etno Culturais-Indígenas, Motivação e Turismo Espirtual-Ecológico e integra o CMCP - Conselho Mundial de Cidadania Planetária. Ela reside em Porto Alegre - RS.


Somos amigos virtuais há cerca de 3 anos no Orkut, onde, e em dezembro de 2008, criei a comunidade O Chamado da Terra, para ajudar na divulgação do livro do mesmo nome escrito por ela. Além disso, sou membro da rede Yvy Kuraxo - Coração da Terra, onde participei de discussões acerca dos problemas enfrentados pelos nossos indígenas.

Liana sempre me manda e-mails com informações sobre os problemas enfrentados pelas comunidades índias, com as quais ela mantém permanente contato. A mensagem por ela hoje enviada, como todas as demais, mostra todo o descaso e o alto grau de discriminação com que o indígena é tratado no Brasil. Mas isso não é tudo, pois muito maior que o descaso e a discriminação são a insensibilidade e o desrespeito das autoridades à cultura e costumes do Povo da Floresta.

A matéria, que foi publicada no portal Yvy Kuraxo e no G1, trata do absurdo índice de abstenção registrado entre as tribos indígenas nos estados do Amazonas e de Roraima no pleito eleitoral encerrado no dia 31 de outubro último, que muitos não sabem, aconteceu porque a maioria dos índios não possui documento com foto, item obrigatório para ter acesso às urnas nas eleições 2010.

Parte do problema está na crença dos índios, que desaconselha documentos com foto. A etnia dos Ianomâmi, por exemplo, é uma das que acredita no mito de que a alma pode ser "roubada" pela fotografia.

Em eleições anteriores, todo mundo sabe, o eleitor só precisava do título para votar, regra modificada pelo Tribunal Superior Eleitoral - TSE às vésperas do primeiro turno das eleições. Suas Excelências só não lembraram da comunidade índia, que por omissão das próprias autoridades, essa é a realidade, não possui documento de identidade com foto.

Muitos indígenas têm o RANI - Registro Administrativo de Nascimento de Índio, expedido pela FUNAI - Fundação Nacional do Índio, que é uma espécie de certidão de nascimento, mas o documento também não tem fotografia. Em Manicoré, a 350 Km de Manaus - AM, eleitores das etnias Tenharim e Pirahã remaram durante horas até a seção eleitoral, e lá, mesmo com o Título de Eleitor e o RANI em mãos foram impedidos de votar.

Na aldeia Mundurucu o problema foi ainda maior. Mesmo com documento com foto expedido pela FUNAI, os indígenas não tiveram acesso às urnas. Alguns membros do órgão sustentam que a exigência de um documento com foto na hora da votação fere o direito constitucional à liberdade de crença e de cultura garantido a todos os brasileiros, e que a lei estaria desrespeitando a diferença do voto indígena.

Por conta da exigência do tal documento com foto, o índice de abstenção no segundo turno das eleições igualou-se ao do primeiro turno, quando 9 em cada 10 indígenas dos estados do Amazonas e de Roraima não votaram. Uma vergonha, uma indecência, principalmente para os membros do Tribunal Superior Eleitoral - TSE, que mudaram as regras da votação às vésperas da eleição e, simplesmente, esqueceram os índios. Confira tudo no vídeo abaixo.



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

8 comentários:

  1. Carlos,
    Agradecemos sempre!Justo por pessoas como "voce" que se mostram presentes e manifestam-se em Respeito aos Ancestrais, aos Parentes Indígenas.O fato em questão imprime o DESRESPEITO praticado há séculos e total falta de disposição em ENTENDER o modo de SER e Cultura Tradicional Indígena.
    O exemplo dado pelas Populações Indígenas tem sido de grande FORÇA! Além do que se possa buscar ENTENDER.A mensagem deixada e que se segue, na forma de SER INDÍGENA, para com a TERRA e com as Gerações futuras, é de suprema Sabedoria!Atitudes de discriminação, negação, expurgando aos Indígenas dos seus direitos tanto à VIDA, como cidadãos Filhos desta TERRA, macula ao Não Indígena que segue NEGANDO à SI MESMO e EMPODERANDO-SE DA TERRA ,à Todo custo!mas, Há sinais de mudança e estamos cientes que do modo que se seguiu até aqui, Não se irá mais adiante. confiamos nos Novs tempos e EM UM NOVO AMANHECER às Nossas crianças.
    Agradecemos por ENVOLVER-SE de fato e comprometer-se por RESPEITO, Com Coração Espírito
    Aguyjevete

    ResponderExcluir
  2. Não me agradeça por tão pouco, Liana!

    Você sim, por todo o empenho e luta durante tantos anos, merece os agradecimentos não apenas dos seus Parentes, mas de toda a sociedade, que não pode esquecer a responsabilidade que tem em relação a toda a nação indígena, os verdadeiros donos da terra brasileira.

    A minha contribuição é muito pequena, mas acredite, é sincera. Mantenha sempre contato!

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  3. Não estou tão bem informada como vocês, mas! Ao ler o texto, me fez refletir de que o povo indigína é nossa gente, nosso povo e tem tanto direito quanto qualquer um de nós,e não é por nossas diferenças que devemos ser esquecido.

    Mas! Se os votos dos indígenas fossem decisivos com certeza eles seriam lembrados.

    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Toda cultura deve ser preservada, quer seja indigena, ou outra qualquer .... infelizmente essa degradação é secular, e o mundo caminha a passos largos em várias direções, e a história mostra, infelizmente que muitas culturas não são perdidas e sim "engolidas" por outras.

    ResponderExcluir
  5. É muito triste a falta de consideração com os indígenas, com sua cultura,com a suas terras,eles precisam ser valorizados,nossos primeiros habitantes.

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Fatima!

    Igualdade de tratamento: é o que o índio precisa!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  7. Você não deixa de ter razão, Joselito!

    As culturas atuais absorvem a mais antigas, mas isso não aconteceria se soubéssemos respeitar a diferença que existe entre os povos. Mas isso também é uma questão de cultura!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  8. Com certeza, Ediléia!

    Se o contingente eleitoral índio fosse mais significativo ele não seria desprezado, esquecido.

    Um beijão...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!