07 fevereiro 2011

Incêndio destrói parte da Cidade do Samba

Um incêndio de grandes proporções está destruindo alguns barracões da Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio de Janeiro - RJ. O fogo começou nesta segunda-feira (07/02), logo pela manhã. Há muita fumaça no local. Segundo Jorge Castanheira, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba - LIESA, há 14 barracões no local e pelo menos quatro deles foram atingidos. Ninguém sabe informar como o fogo começou.

Imagens mostram que os barracões atingidos são os da própria Liga Independente das Escolas de Samba - LIESA, da Portela, União da Ilha do Governador e Grande Rio. A assessoria da LIESA não confirma que o seu barracão tenha sido atingido, e informou que, pelas imagens, é possível verificar que o fogo chegou à parte alta dos barracões, onde ficam os ateliês de fantasia.


- Temos brigada de Incêndio e estrutura, mas não sei o que pode ter acontecido. É uma perda sem tamanho. Não temos informações sobre feridos, até porque pelo horário as pessoas deviam estar chegando para trabalhar - disse Castanheira.

Segundo o presidente da LIESA, o carnaval das escolas que tiveram os barracões atingidos pelo incêndio está orçado, em média, entre R$ 5 milhões e R$ 7 milhões, sem contar a verba que as escolas recebem dos patrocinadores.




A direção de carnaval da União da Ilha explicou que 90% das alegorias já estavam prontas para o desfile deste ano. Segundo a escola, ainda não há registro de feridos. No barracão da Grande Rio, a parte de cima já começou a ceder. Uma parte da parede lateral caiu e há risco de novos desabamentos. Os esforços dos bombeiros estão concentrados no barracão da Grande Rio, a escola mais atingida pelas chamas. Grande parte da Cidade do Samba foi isolada para os trabalhos.

A assessoria da Portela informou que o incêndio atingiu apenas a parte superior do barracão, onde são confeccionadas fantasias e esculturas que compõem os carros alegóricos. As alegorias, que ficam no andar térreo, não foram atingidas.

O Corpo de Bombeiros informou que quinze carros de sete quartéis e 70 homens foram enviados ao local. As chamas ainda não foram controladas e não há informações sobre feridos.

Segundo informações, o prefeito Eduardo Paes está acompanhando o trabalho dos bombeiros e, assim que o fogo for controlado, ele pretende ir ao local. Em entrevista que deu por telefone a um jornal, o prefeito disse "que não há hipótese de o carnaval não acontecer e as escolas não desfilarem. Dou a garantia de que a Cidade do Samba começa a ser reconstruída ainda esta semana", garantindo apoio e suporte às escolas atingidas. 

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

10 comentários:

  1. Olá Roberto!
    Lamentável incidente. A mim, como não sou nada fã de carnaval...rsrs.. (me perdoe a insensibilidade), nada afeta essa notícia, exceto se houvesse perda de vidas... Porém, como se trata de um grande espetáculo mundial, acredito que sejam perdas, ainda mais nessa época tão próxima ao grande evento, irreparáveis.
    Tenho certeza que a prefeitura (e talvez até o próprio governo) dará todo o suporte necessário, afinal... O Show não deve parar!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Olá, Carlos!
    Uma pena , o carnaval é quem sofre!
    Abçs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  3. É realmente uma pena, Rike, principalmente para as comunidades diretamente envolvidas no carnaval.

    Ainda bem que pelo menos até esse momento não há notícias de vítimas. Menos mal!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  4. Jackie:

    Atualmente eu também não morro de amores pelo Carnaval. Já virei noite assistindo desfiles, torcendo pela Beija-Flor.

    Hoje o festa virou um verdadeiro comércio, uma mina de ouro pra alguns, que se valem da gente do samba e das pessoas humildes das comunidades pra ganhar muito dinheiro e se promover, até mesmo politicamente.

    Os verdadeiros sambistas trabalham o ano inteiro por menos de hora e meia de glória, enquanto a cúpula da liga das escolas de samba e os patrocinadores faturam alto por todo o ano.

    Eu tô fora!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  5. Muito triste ver o trabalho de um ano inteiro desaparecer... E ainda, da minha escola (Grande Rio) ...

    Passei pela manhã em frente a Cidade do Samba, quando ainda queimava.. Lamentável.

    ResponderExcluir
  6. É verdade, Helder!

    Para a gente simples das comunidades que passa o ano trabalhando para o desfile a sensação deve ser terrível, de dor mesmo.

    Você torce pela Grande Rio? Pena! Ela foi uma das mais afetadas. Mas como eu disse num comentário acima, ainda bem que nenhuma vida se perdeu!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  7. Com certeza... Ao menos ninguém saiu ferido. Ano que vem tem mais. Bola pra frente.

    Sim, moro em Caxias.

    ResponderExcluir
  8. Valeu, Helder!

    Obrigado também pelo "toque" que você me deu sobre o título do blog. Cheguei a pedir a sua ajuda através de um e-mail, mas o meu filho, meu "assessor de assuntos aleatórios" corrigiu o problema. De qualquer forma, agradeço sua atenção e boa vontade.

    Um grande abraço...

    ResponderExcluir
  9. Carlos,
    Hoje eu também não assisto mais os desfiles como fazia a alguns anos atrás; mas mesmo assim é uma pena, pois as pessoas mais humildes da comunidade se esforçam para fazer o espetaculo, e por incrivel que pareça, todo ano acontece alguma coisa e algumas escolas saem prejudicadas.

    Apesar de não ser fã do evento, tomara que de tudo certo!

    bjus

    ResponderExcluir
  10. Concordo com você, Kassya, em gênero, número e grau!

    Um beijão...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!