16 março 2011

Internet supera mídia impressa nos EUA

Um levantamento feito pelo Instituto Poynter, especializado em pesquisas na área de jornalismo, mostra que pela primeira vez na história, a parcela de leitores americanos que se informa diariamente por meio da internet foi superior ao grupo dos que se utilizam dos tradicionais jornais impressos. Segundo aquele órgão de pesquisas, 34% dos entrevistados afirmou que havia lido notícias sobre assuntos locais e internacionais na web nas 24 horas anteriores ao levantamento, contra 31% dos que folhearam os jornais comuns. O levantamento foi feito no final do ano de 2010.

Mas a coisa não fica aí: entre leitores com idades entre 18 e 29 anos, a parcela dos que preferem a imprensa eletrônica é ainda maior, chegando a 65%. Mas a televisão continua reinando absoluta, com quase 60% de participação.

Em 2010, também pela primeira vez, o investimento em publicidade na internet superou o valor investido nos jornais impressos. O setor on-line cresceu 13,9% entre 2009 e 2010, atingindo 28,8 bilhões de dólares em anúncios.




A pesquisa realizada pelo Poynter também mostra que 50% dos entrevistados usam celulares e tablets para ler notícias. A estatística é uma resposta à iniciativa das empresas de comunicação de investir em aplicativos, que aperfeiçoam a experiência de consumir informação em aparelhos móveis, sugere o estudo.





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin