11 março 2011

Terremoto de magnitude 8,9 atinge o Japão

A costa nordeste do Japão foi atingida nesta sexta-feira (11/03) por um terremoto de magnitude 8,9, que gerou um tsunami (onda gigante com enorme potencial destrutivo). Notícias mais recentes (11h10 de Brasília) relatam a morte de mais de 300 pessoas. Segundo especialistas, o tremor já é considerado o 7º pior da história, e também o pior já registrado na história do Japão. Imagens de emissoras de televisão locais mostram que o tsunami alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai, onde carros e barcos foram arrastados, em cenas impressionantes e assustadoras.


Logo após o tremor, um alerta para ondas de até 6 metros de altura foi emitido no país. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, agência americana, também emitiu alertas para vários países, dando conta do risco de formação de onda de até 10 metros. Vários governos emitiram alertas e alguns ordenaram a retirada de moradores de áreas costeiras.

A Indonésia também informou que não houve danos na chegada das ondas, e o governo levantou o alerta. A ilha de Guam, território americano do Pacífico, já levantou o alerta.







As ondas alcançaram 1,5 metro nas ilhas Midway, segundo o centro. A estação de monitoração disse que era impossível prever a altura das ondas que já começavam a chegar ao Havaí, segundo a televisão local.

De acordo com o embaixador brasileiro no país, ainda não há informações sobre vítimas brasileiras. Na região próxima ao epicentro moram cerca de 17 mil brasileiros. A embaixada brasileira disponibilizou telefones para informações.

O tremor teve epicentro no Oceano Pacífico a 130 km da península de Ojika, no Japão, a uma profundidade de 24 km, considerada baixa. Ele ocorreu às 14h46 (hora local e 2h46 de Brasília) e foi seguido por pelo menos outros 52 fortes tremores de magnitude superior a 5, segundo o USGS, agência americana que monitora e estuda tremores pelo mundo. O governo japonês emitiu um alerta sobre o risco de fortes réplicas.

O terremoto sacudiu com força os edifícios de Tóquio. Alarmes foram disparados nos prédios, houve correria, e as linhas telefônicas ficaram bloqueadas. O Shinkansen, o trem-bala da capital japonesa, e os dois principais aeroportos ficaram temporariamente fechados.

As autoridades japonesas pediram aos moradores da capital que fiquem no centro da cidade e não tentem chegar às suas casas. O transporte coletivo entrou em colapso na capital.

A parede de água entrou quilômetros pela costa da ilha de Honshu, arrastando casas e transformando os portos em cenários de desoladora devastação. Nas áreas rurais próximas, a onda varreu as frágeis casas de madeira como se fossem de papel, e em questão de minutos devorou centenas de hectares de plantações.

Em Aomori, no extremo norte da ilha, pelo menos cinco embarcações grandes, algumas emborcadas de cabeça para baixo, foram levadas pelas águas. Outras foram paradas por árvores, conjuntos de lojas ou barreiras marítimas. Em Ibaraki era possível ver do alto grandes casas flutuando na enchente, cercadas por dezenas de carros. Um navio com 100 pessoas a bordo foi virado pelo tsunami na costa, segundo a agência Kyodo. Ainda não se sabia o destino dos passageiros.

As autoridades japonesas disseram que um trem de passageiros desapareceu depois da passagem do tsunami, informou a Kyodo. O trem da East Japan Railway Co. estava perto da estação de Nobiru, no percurso que liga Sendai a Ishinomaki, quando ocorreu o violento terremoto.

As últimas notícias (11h47 de Brasília) dão conta de 88 mil desaparecidos, o que nos leva a crer que o número deverá ser bem maior que o até aqui noticiado, infelizmente.


O portal Google está disponibilizando uma ferramenta muito útil na ajuda às vítimas do terremoto. O serviço consiste num site onde as pessoas (vítimas ou parentes de vítimas) podem postar informações sobre o seu estado ou procurar alguém que esteja na área do sismo, como já foi feito no tremor de terra do Haiti e nas cheias do Paquistão.

Divulgue essa informação. Ela pode ser útil a alguém: O endereço do site é http://japan.person-finder.appspot.com/?lang=en.

Fonte: G1

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin

6 comentários:

  1. Muito boa sua iniciativa em compartilhar informações tão completas e esclarecedoras sobre os últimos acontecimentos no Japão, amigo Carlos.
    As imagens dessa tragédia são impressionantes.
    Acompanhei o noticiário e causou comoção aqui. Além de mais ondas gigantescas, o vazamento nuclear é outra preocupação enorme, pois o estrago que pode causar é irreversível.
    Resta-nos a nossa solidariedade e oração.
    Meu abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Yolanda!

    Fico feliz por você ter entendido o real objetivo da postagem: além da notícia, do esclarecimento, a intenção foi ajudar!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  3. Carlos,não tenho podido dedicar muito tempo ao dihitt, como antes e ando um pouco desanimada também. Com as notícias do Japão, impressionantes e com um alcance de devastação muito maior do que o que conseguimos ver e imaginar,fiquei penalizada, como todos, e preocupada com Leh e Rose, amigas que me acompanham muitas vezes.
    Tentei me comunicar por email e recado para Rose, não consegui. Soube hoje, pela notícia da Neusa, que elas estão bem.Dê um pulinho lá para ver!Se não estou enganada, foi o Aldo que deu esta notícia de que elas estão bem.
    Foi útil e muito bom ter feito este post,indicando inclusive o site para ajuda,no google. Desculpe por não ter vindo antes.
    Abraço grande, Vera.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Vera!

    Tentei fazer contato com a Rose e a Leh através de comentários deixados em seus blogs, mas não obtive respostas. Agora, aqui mesmo do diHITT, fiquei sabendo que elas estão bem. É isso que importa!

    Também estou meio "engaiolado". Ainda não voltei do Carnaval! Mas está tudo bem!

    Um abração...

    ResponderExcluir
  5. Carlos roberto vejo no início de seu post algo que impressiona muito, mesmo depois de tudo que vimos, lemos ou ouvimos e não há no Planeta alguém que não fique cheio de sentimento com tudo que ocorreu que reescrevo aqui o que dizes: A costa nordeste do Japão foi atingida nesta sexta-feira (11/03) por um terremoto de magnitude 8,9, que gerou um tsunami (onda gigante com enorme potencial destrutivo). Notícias mais recentes (11h10 de Brasília) relatam a morte de mais de 300 pessoas. Segundo especialistas, o tremor já é considerado o 7º pior da história, e também o pior já registrado na história do Japão. Imagens de emissoras de televisão locais mostram que o tsunami alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai, onde carros e barcos foram arrastados, em cenas impressionantes e assustadoras.
    charlesnetto-PoA/RS-BR

    ResponderExcluir
  6. É isso aí, Charles!

    Acho que o mundo inteiro está com a atenção voltada para o Japão nesse momento, pois além do primeiro terremoto e do tsunami que ele provocou, outros abalos (que os especialistas chamam de "réplicas") já foram registrados. Além disso, há agora o temor de um desastre nuclear. É muita tragédia junta, você não acha? Por isso é muito importante que a comunidade internacional não tire os olhos do Japão!

    Um abração...

    ResponderExcluir

A existência de qualquer blog depende da qualidade do seu conteúdo, e mais do que nunca, do estímulo de seus leitores. Por isso, não saia sem deixar seu comentário!