10 maio 2011

Todo bandido é igual perante a lei?

Os vereadores cariocas estão de parabéns. Após 20 anos sem frota própria, a Câmara Municipal do Rio revelou ontem (09/05) que aprovou a compra de veículos para os seus valorosos parlamentares, o que já estava decidido desde março, depois de uma reunião da Mesa Diretora. O modelo já foi escolhido: é o novo modelo do sedã Jetta, da Volkswagen, cuja versão mais simples custa R$ 65.755.

A decisão beneficia os 51 vereadores da Casa, mas 7 deles, naquele joguinho de cena que a gente já conhece, afirmaram que não querem os carros. Essa brincadeira vai custar ao bolso do cidadão fluminense exatos R$ 2,783 milhões. O motivo da compra, segundo a assessoria da Câmara, é que “a casa estava com recursos suficientes para adquirir carros oficiais”.




Mas a coisa não pára por aí. A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, terá de devolver as diárias recebidas do governo nos dias em que esteve de folga no Rio de Janeiro - RJ, sua terra natal. Em nota divulgada na noite de ontem (09/05), a Controladoria Geral da União - CGU informou ter chegado a um entendimento, com a ministra, ficando acertado que "seria mais conveniente a devolução dos valores correspondentes às diárias recebidas naqueles dias em que não houve compromissos oficiais". Além dela, os ministros Paulo Bernardo e Afonso Florence também receberam diárias ao viajarem para suas cidades.

Os ilustres e respeitáveis ministros vão devolver aos cofres da Nação o dinheiro embolsado irregularmente, como sempre acontece, aliás, quando são apanhados com as calças na mão (calcinhas, no caso da ministra).

Esse tipo de procedimento, que vem se tornando comum, vai acabar criando uma situação insólita: daqui a pouco, o bandido flagrado após um furto se apressará em devolver a res furtiva e vai querer sair andando normalmente da cena do crime, como se nada tivesse acontecido. Afinal de contas, todo bandido é igual perante a lei. Ou será que não?


Fonte: O Globo
Vídeo: Globo.com

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin