10 maio 2011

Chip híbrido revoluciona exame de DNA

O teste de paternidade pode ser realizado apenas com as amostras biológicas da criança e do suposto pai ou de parentes biológicos do suposto pai, mesmo que ele tenha falecido, não sendo necessária a participação da mãe. Além disso, o exame não é realizado apenas a partir de amostras de sangue, mas também a partir de células bucais (saliva) e com a mesma confiabilidade e precisão do exame feito a partir de amostras de sangue.

Nos laboratórios particulares, o prazo para a entrega do resultado do exame, o que é feito em forma de laudo técnico, varia entre 10 e 30 dias, mas se a única opção for a via judicial, no processo de investigação de paternidade, a espera pode durar meses, principalmente se o interessado for beneficiário da justiça gratuita.

Para mapear o DNA humano, centenas de cientistas, de diferentes nacionalidades, levaram 14 anos. Mas isso, acredite, pode mudar radicalmente por causa de um aparelho pouco maior que uma impressora, que consegue fazer o mesmo trabalho em apenas um dia, por uma razão bem simples: ele é dotado do primeiro chip que é capaz de interagir com material orgânico.

Em outras palavras: o chip é capaz de entender o material genético sem nenhum intermediário. A novidade acaba de chegar ao Brasil e promete revolucionar o mundo da Ciência, principalmente a medicina. Usando uma tecnologia inédita, este “chip híbrido” permite que sinais bioquímicos sejam traduzidos em informação digital.

É a primeira vez que um elemento eletrônico consegue interagir com algo orgânico. Para isso, basta inserir a amostra biológica e toda a parte experimental é realizada nos semicondutores. O trabalho de análise do material, que antes levava, em média, 24 horas para ser concluído, agora é feito em apenas 2 horas.

Não deixe de assistir ao vídeo.







Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin