24 junho 2011

Michael Jackson: dois anos de saudade

No dia 25 de junho de 2009 o mundo da música pop perdeu Michael Jackson. Ele começou a cantar e a dançar aos cinco anos de idade. Iniciou a carreira profissional aos onze anos como vocalista do Jackson Five, partindo para a carreira solo em 1971, mesmo ainda integrando o grupo. Nos anos seguintes foi apelidado de King of Pop. Cinco de seus álbuns de estúdio se tornaram os mais vendidos no mundo em todos os tempos: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1987), Dangerous (1991) e History: Past, Present and Future – Book (1995). Sua gravadora foi a Motown, responsável pelo sucesso do grupo e do próprio Michael Jackson.

No início dos anos 1980, tornou-se uma figura dominante na música rock e música pop e o primeiro cantor afro-americano a receber exibição constante na MTV. A popularidade de seus vídeos musicais transmitidos pela MTV, como Beat It, Billie Jean e Thriller foi responsável pela transformação do vídeo musical e pela fama do próprio canal. Vídeos como Black or White e Scream, por exemplo, mantiveram a alta rotatividade dos vídeos de Michael Jackson durante a década de 1990.

Além disso, ele criou um estilo totalmente novo de dança, utilizando especialmente os pés. A partir de suas performances no palco e nos clipes que gravou, Michael Jackson popularizou uma série de complexas técnicas de dança, como o robot e o moonwalk. Seu estilo diferente e único de cantar e a sonoridade de suas músicas influenciaram uma série de artistas nos ramos do hip hop, dance R&B.

Um dos poucos artistas a figurar duas vezes no Rock And Roll Hall of Fame, Michael Jackson ganhou vários outros prêmios que lhe valeram recordes certificados pelo Guinness World Records, um deles para Thriller, escolhido o álbum mais vendido no mundo em todos os tempos. Ganhou ainda dezenove Grammy’s em carreira solo e seis com o Jackson Five. Quarenta e uma de suas canções chegaram ao topo das paradas de sucesso. A venda de seus discos superou 750 milhões de unidades, e alguns empresários da Sony afirmam que ele passou da incrível marca de 1 bilhão de discos vendidos. Sua constante presença na mídia internacional, somada à sua carreira de muito sucesso como rock superstar, fez dele parte da história da música rock e cultura popular por mais de quatro décadas.

Amanhã, 25 de junho de 2011, fazem dois anos que ele se foi. Muitos ainda discutem sua vida particular, seus traumas, seus dramas. Prefiro falar de saudade, da saudade de um gênio que se foi, e gênio, na minha opinião, não tem sexo, cor, ou religião! Por isso, resolvi me juntar às vozes do clipe Behind the Mask e homenagear esse astro que nunca vai se apagar. Estamos lembrando você, Michael Jackson!







Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin