Na última terça-feira (31/05), a Organização Mundial da Saúde – OMS divulgou que o uso de aparelhos de telefonia móvel, os celulares, é “possivelmente cancerígeno para o homem”, apesar de ter afirmado no passado que esse risco não existia. De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer - CIRC, a radiação emitida pelos referidos aparelhos pode aumentar o risco de aparecimento de um tipo de tumor no cérebro, o neuroglioma. Essa foi a conclusão a que chegou um grupo de pesquisas patrocinado pela agência, composto por 31 cientistas, que analisaram todos os estudos relevantes sobre a segurança de telefones celulares, encontrando dados para classificá-los como “possíveis cancerígenos”. No entanto, o órgão deixou clara a necessidade de se fazer “pesquisas complementares sobre a utilização intensiva, a longo prazo, dos celulares”.
A Organização Mundial da Saúde - OMS estima que o mundo tem hoje cerca de cinco bilhões de telefones celulares em uso.
O setor de telefonia celular se apressou em responder que não há provas conclusivas ligando os aparelhos celulares ao câncer. Certamente em função disso, o site de tecnologia CNET elaborou uma lista dos smartphones do mercado com as maiores taxas de SAR (Taxa de absorção específica, em inglês), que é a quantidade de radiação que um corpo absorve quando a pessoa está no celular.
A taxa limite de SAR para aparelhos celulares é de 1,6 nos EUA. Nenhum smartphone da lista chega a atingir esse índice, mas alguns chegam muito próximo dele. Veja abaixo a lista completa.
1. Motorola Bravo – 1,59
2. Motorola Droid 2 Global – 1,58
3. Sony Ericsson Satio – 1,56
4. Sony Ericsson X10 Mini Pro – 1,55
5. Nokia Astound/C7 – 1,53
6. Motorola Defy – 1,52
7. Motorola Droid – 1,49
8. Motorola Droid 2 – 1,49
9. HTC Desire – 1,48
10. Motorola Atrix – 1,47
O problema, que num primeiro momento parece “briga” de cientistas, deve ser acompanhado com bastante atenção. Afinal, somos nós que vivemos com um celular agarrado ao ouvido dia e noite, não é verdade?
Fonte: Opinião e Notícia
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |