Cesar Cielo |
O esporte brasileiro foi surpreendido ontem (01/06) por uma triste notícia. Segundo nota da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA, o campeão olímpico e mundial Cesar Cielo e os nadadores Nicholas Santos, Henrique Barbosa e Vinícius Waked foram flagrados no exame antidoping realizado em maio, no Rio de Janeiro – RJ, durante o Troféu Maria Lenk.
Os exames dos quatro atletas deram positivo para a substância diurética furosemida, proibida pela Agência Mundial Antidoping – WADA. De acordo com a CBDA, os nadadores recusaram a amostra B e deram explicações sobre a presença da substância em seus organismos.
- Os atletas definiram com precisão como o diurético entrou no organismo, restando comprovado que não houve aumento dos seus desempenhos, fato que não ocorreu nesta competição - registrou a entidade, em nota oficial.
Através de um painel, liderado por Eduardo de Rose, membro da WADA e do Comitê Olímpico Internacional - COI, a CBDA informou que os quatro nadadores receberam somente uma advertência, já "que não foi identificada culpa ou negligência por parte dos mesmos no episódio".
A punição aplicada a Cielo, Santos, Barbosa e Waked acarreta a perda dos resultados, prêmios, certificados e medalhas conquistados no Troféu Maria Lenk, onde Cielo ganhou o ouro nas provas dos 50m livre, 50m borboleta, 4x100 livre e prata nos 100m livre.
Ainda de acordo com a CBDA, toda a documentação sobre o caso foi enviada ontem mesmo à Federação Internacional de Natação – FINA, que pode rever a decisão e punir os atletas de forma mais dura, afastando-os de futuras e importantes competições, como o Mundial de Xangai – China, que se inicia no próximo dia 24.
Cielo atribuiu o ocorrido a um possível erro na manipulação do suplemento que sempre utilizou, confeccionado em uma farmácia de Santa Bárbara d'Oeste - SP, onde nasceu.
- Passei este ano por cinco exames e quatro dias antes do Maria Lenk recebi carta de parabéns da USADA (Agência Antidoping dos EUA) pelo negativo dos testes e pelo bom desempenho em Michigan. É um fato isolado. Sou um atleta exemplar, e faço parte do controle antidoping da FINA. Posso ser testado em qualquer lugar - disse o nadador brasileiro em nota lida à imprensa.
O francês Alain Bernard, um dos maiores rivais de Cielo, afirmou neste sábado que ficou surpreso com a notícia do doping, e claro, considerou branda a punição.
- Estou surpreso, como todo mundo, com o resultado positivo de Cesar Cielo e de três de seus compatriotas. À primeira vista a sanção da federação brasileira parece branda. Vamos esperar a posição da Federação Internacional sobre o caso. Em todo o caso se trata provavelmente de uma má notícia para a natação mundial - disse o francês.
Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral. |