20 julho 2011

Nem a morte calou a voz de Eva Cassidy

Eva Marie Cassidy ou simplesmente Eva Cassidy nasceu em Washington – EUA, no dia 2 de fevereiro de 1963. Dona de uma voz expressiva, ela conquistou reputação como intérprete de canções tiradas de vários estilos musicais: jazz, blues, folk, gospel e pop music, todas cantadas de uma forma única. Cresceu na pequena Bowie, nas cercanias de Washington, e desde menina demonstrou um grande talento artístico e musical. Apaixonada por música, independentemente do estilo, ela adorava ouvir rádio, e com um dom nato para harmonia, aprendeu a tocar violão com o pai, e junto com os irmãos, integrou uma banda que se apresentava em reuniões familiares e festas escolares.

Quando cursou o ensino secundário, Eva começou a mostrar interesse por atividades artísticas e pela defesa dos direitos das minorias. Foi nessa época que ela se integrou como cantora a uma banda local chamada Stonehenge. Iniciou sua carreira profissional aos 18 anos, cantando e tocando violão na banda Easy Street, que se apresentava em casamentos, festas corporativas e bares com música ao vivo.

Em 1986, ela conheceu o baixista e produtor musicial Chris Biondo, que a encorajou a fazer registros em estúdio e a ajudou a encontrar trabalho de backing vocal para bandas conhecidas no cenário musical da capital norte-americana.

Em 1990, os dois criaram a Eva Cassidy Band, que se apresentava regularmente na região. Seu talento logo foi reconhecido, o que a levou a receber dois prêmios Wammie da comunidade musical de Washinton (1993), nas categorias Female Vocalist Roots/Traditional R&B e Vocalist Jazz/Traditional.

Finalmente, em janeiro de 1996, Eva Cassidy gravou seu primeiro álbum solo, intitulado Live at Blues Alley, mas teve muito pouco tempo para comemorações. Em silêncio, um melanoma se instalou em seu corpo, o que foi diagnosticado em julho do mesmo ano, já com metástases. Ela morreu em novembro de 1996, em Bowie – Maryland – EUA, aos 33 anos de idade.

Em 1998, o álbum Songbird, uma coletânea com faixas de álbuns anteriores (The Other Side, Eva By Heart e Live At Blues Alley) foi lançado. Após um período de obscuridade, Songbird foi recomendado a um produtor da rádio BBC, que o colocou no ar para os ouvintes britânicos. A repercussão da obra e um vídeo de Eva interpretando a canção Over de Rainbow (tema do filme O Mágico de Oz) fizeram com que Songbird alcançasse o 1º lugar nas paradas de sucesso da Grã-Bretanha, com mais de 1 milhão de cópias vendidas. Seus álbuns póstumos já venderam mais de 4 milhões de exemplares em todo o mundo.

Sua obra conquistou uma legião de novos fãs em outros países da Europa e Estados Unidos. Desde então várias músicas gravadas por Eva têm sido utilizadas em trilhas sonoras de filmes (Simplesmente Amor - Actually Love, Encontro de Amor - Maid in Manhattan) e séries de televisão. Em Smallville, por exemplo, ela interpreta Time After Time, inesquecível criação de Cyndi Lauper.

O próprio Sting, que compôs Fields of Gold, em uma entrevista à apresentadora de rádio Robin Young depois de ouvir sua música cantada por Eva Cassidy, disse, emocionado, que estava feliz por ver o talento da cantora ser reconhecido internacionalmente.

Talvez por isso, no lançamento do álbum American Tune, em 2003, o jornal inglês Daily Telegraph a ela tenha se referido como protagonista da "mais memorável carreira póstuma na história da música pop".

Como se pode ver, nem a morte calou a voz de Eva Cassidy, e você vai descobrir porque nos clipes abaixo. No primeiro, as cenas são de Smalville, e têm Time After Time como fundo musical, mesma canção que ela interpreta, ao vivo, no segundo vídeo. No terceiro clipe, editado porque não encontrei um exemplar original, Eva canta Fields of Gold. Assista e deixe o seu comentário!










Fonte: wikipédia

Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin