27 julho 2011

Portal lança campanha a favor de deficientes

Quem quer um blog de sucesso, precisa de notícias populares, polêmicas e imagens espetaculares. Mas existem outras formas de fazer sucesso, e uma delas, na minha opinião, é ajudando as pessoas, defendendo as causas dos menos favorecidos.

O Brasil tem hoje aproximadamente 27 milhões de pessoas, o que corresponde mais ou menos a 15% da população, com algum tipo de deficiência. Suas vidas poderiam ser melhores, se tivessem acesso à tecnologia, o que não acontece porque 70% delas vive na linha da pobreza ou abaixo dela, o que impede o seu acesso aos benefícios tecnológicos, já que 90% dos produtos voltados a esse fim são importados, e pagam, em média, 60% em impostos para entrar no país. O resultado disso são preços elevadíssimos, o que restringe o acesso a um grupo privilegiado da sociedade.

O movimento "#euassino", criado pelo Olhar Digital, quer pressionar o governo federal a acabar com os impostos de importação sobre todos os produtos destinados a pessoas com deficiências. São itens como cadeiras de rodas especiais, bengalas com ultrassom, impressoras brailes, entre outros.

A ação começou no último domingo (24/07) com o incentivo ao uso da hashtag “#euassino” no Twitter. No mesmo dia, o programa Olhar Digital, veiculado na Rede TV! a partir das 15:45h, passou a exibir uma matéria especial abordando o assunto e chamando a atenção da sociedade para o problema. As ações têm o objetivo de colher 600 mil assinaturas em um abaixo-assinado virtual que será enviado ao Congresso para pressionar pela aprovação do PL 7916/2010, Projeto de Lei que já está na Câmara dos Deputados – e que prevê o fim dos impostos de importação para produtos voltados a deficientes.

Se isso acontecer, e é esse o objetivo da iniciativa, o Brasil vai seguir o exemplo de países europeus, que na década de 1950 assinaram o Acordo de Florença, documento que prevê a isenção de impostos para importação de qualquer objeto usado para educação, progresso e inclusão das pessoas com necessidades especiais.

Participe dessa iniciativa clicando aqui!



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin