16 agosto 2011

Por isso toleramos até mesmo a corrupção, nunca as algemas...

(Foto: Alexander Propenko - AFP)
A ex-primeira-ministra Yulia Timoshenko, opositora ao governo da Ucrânia, está sendo julgada por um tribunal de Kiev sob a acusação de abuso de poder. Ela teve a prisão preventiva ordenada durante uma audiência do processo na última sexta-feira (05/08). Com a medida, o presidente do tribunal, Rodion Kireev, atendeu a um pedido da promotoria, que havia solicitado a detenção de Timoshenko. Ainda no tribunal ela pediu para não ser algemada, o que foi atendido pelo juiz, mas logo que se retiraram do local os policiais a algemaram, ao que alguns de seus partidários e admiradores reagiram com gritos de "vergonha".

Ao que tudo indica, a prisão foi ordenada depois que o atual primeiro-ministro, Mykola Azarov, testemunhou contra Timoshenko na audiência, o que não foi previsto com antecedência.


Ela é acusada de ter autorizado, sem a aprovação governamental e quando era chefe de governo em 2009, a assinatura de contratos sobre a importação de gás russo a um preço muito elevado e, portanto, desfavorável para a Ucrânia.


(Foto: Gleb Garanich - Reuters)

(Foto: Genya Savilov - AFP)

Em razão disso, hoje (16/08), em Kiev, manifestantes do grupo feminista ucraniano Femen fizeram uma manifestação pondo os seios à mostra (cartão de visitas do grupo). Durante o ato, duas manifestantes subiram em um pequeno caminhão da polícia usado para o transporte de detentos. O objetivo do protesto era chamar a atenção da opinião pública para os muitos criminosos impunes no país, enquanto as autoridades ucranianas direcionam toda a sua atenção ao caso da líder oposicionista.

Não se sabe se a ucraniana Yulia Timoshenko realmente praticou o delito que lhe é imputado (até porque ela pode estar sendo perseguida por ser oposição ao atual governo), mas deve ser duro viver num país que prende e algema quem abusa do poder ou pratica atos de corrupção. Ainda bem que no Brasil predomina o princípio de que “todo cidadão é inocente até que se prove o contrário, principalmente se ele for político ou apadrinhado de um deles”, mesmo diante de um conjunto de provas flagrantemente incriminadoras. Por isso toleramos até mesmo a corrupção, nunca as algemas...


Fonte: G1



Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin