06 agosto 2011

Uma rainha sem trono

A rainha Quitéria Chagas está sem trono. Depois de 5 anos à frente da bateria da Escola de Samba Império Serrano, ela perdeu a coroa, e agora participa de uma campanha para chamar a atenção do público para a verdadeira guerra que se desenrola nos bastidores por esse posto no carnaval carioca, onde, infelizmente, o samba está sendo atravessado e quem manda é o dinheiro.

- No início deste ano, na eleição para a presidência do Império, usaram meu nome, assim como aconteceu no ano passado. Foi apenas para conquistar votos a mais porque o público e a comunidade estavam exigindo meu retorno – desabafa Quitéria.

Para a tristeza de quem gosta de samba no pé, Quitéria corre o risco de ficar de fora da Avenida no Carnaval de 2012. Com mais de 10 anos de Carnaval, a mulata começou a chamar a atenção do mundo do samba quando desfilou pela Unidos da Tijuca, em 2002. Ninguém entendeu porque aquele destaque com alma de passista estava em cima de um carro, à frente da escola.


Depois de vários desfiles pelo Império, Quitéria virou rainha em 2006. Durante o tempo em que ficou na escola, ganhou até papel na novela Páginas da Vida, da Rede Globo, onde viveu uma empregada doméstica.

Este ano ela perdeu o trono no Império Serrano e acabou se transformando no símbolo de uma campanha contra a negociata que envolve a bateria, justamente o coração de toda escola de samba.

Raíssa, raínha de bateria da Beija-Flor de Nilópolis

Aliás, não é de hoje que a maioria das escolas de samba desprezam seus componentes mais legítimos, gente mesmo da comunidade, para mendigar favores financeiros de alpinistas da fama, que usam as agremiações como degrau para seus saltos “artísticos”. O samba cresceu muito, transformou-se numa verdadeira indústria, e com certeza, não precisa desse tipo de artifício para sobreviver. Acho até que o governo, que destina verbas aos desfiles, deveria estar mais atento a essa questão, e buscar uma fórmula de valorizar um pouco mais as passistas da comunidade, como faz, por exemplo, a Beija-Flor de Nilópolis, que há anos tem em Raíssa de Oliveira a sua rainha de bateria, com muito sucesso, diga-se de passagem.





Sobre o Autor:
Carlos Roberto Carlos Roberto de Oliveira é advogado estabelecido em Nova Iguaçu - RJ. A criação do Dando Pitacos foi a forma encontrada para entreter e discutir assuntos de interesse geral.

Cadastre seu e-mail e receba nossas postagens

Blog Widget by LinkWithin